Centenário da morte do antigo aluno e professor da UC, António Cândido, apresentado na Assembleia da República

As iniciativas que assinalam o centenário da morte do político e intelectual português vão decorrer entre outubro de 2022 e outubro de 2023.

22 julho, 2022≈ 3 mins de leitura

O contributo para a vida pública e intelectual portuguesa de António Cândido, antigo estudante e professor da Universidade de Coimbra (UC), dá mote à iniciativa “Evocação do Conselheiro António Cândido (1850-1922)”, que vai assinalar o centenário da morte do antigo conselheiro e deputado. O programa de atividades foi apresentado esta semana na Assembleia da República.

António Cândido foi estudante da Universidade de Coimbra, tendo estudado na Faculdade de Direito da UC, onde se licenciou em 1877. No ano seguinte, prestou provas de doutoramento, revelando ser um aluno brilhante. Foi lente substituto em 1881 e lente catedrático de Direito Penal uma década depois. Em Coimbra, António Cândido foi também deputado, no ano de 1884, e foi ainda membro do Instituto de Coimbra.

“Com a participação da Universidade de Coimbra no centenário, pretendemos manter vivo o legado académico e científico de António Cândido pelo papel que desempenhou como político e como lente e também pelo seu pensamento visionário que ainda hoje importa recordar”, destaca o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

Da Comissão de Honra da iniciativa fazem parte o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, e o Reitor da UC, Amílcar Falcão. Integram ainda esta Comissão a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, o Presidente da Academia das Ciências de Lisboa, José Luís Cardoso, o Presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, e o Presidente do Centro de Estudos Amarantinos, Pedro Barros Pereira.