Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra integra maior consórcio de Inteligência Artificial a nível global

SF
Sara Machado - FCTUC
17 novembro, 2022≈ 3 mins de leitura

O Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), integra o maior consórcio de Inteligência Artificial (IA) a nível global.

No âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência, este consórcio, que é liderado pela Unbabel, vai investir 78 milhões de euros e criar mais de duas centenas de postos de trabalho em Portugal.

A estratégia deste consórcio assenta em três pilares fundamentais, designadamente explicabilidade, transparência e sustentabilidade, visando, assim, responder aos riscos das tecnologias de machine learning atuais, como, por exemplo, o enviesamento e a falta de transparência dos modelos gerados.

A participação do CISUC, membro do maior Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes (LASI) a nível nacional, vai incluir o desenvolvimento de algoritmos que permitam criar modelos transparentes, mais justos e confiáveis, incorporando técnicas de explicabilidade, eliminação de viés e robustez, necessárias para o estabelecimento no mercado de produtos de IA responsáveis. O CISUC irá ainda desenvolver mecanismos de confiabilidade na interação humano-computador, bem como estudar a eficiência de energia dos modelos, conduzindo a uma IA mais sustentável.

Em Portugal, o consórcio mobiliza empresas, hospitais e centros de investigação de todo o país, sendo composto por 11 startups (Unbabel, Feedzai, Sword Health, Apres, Automaise, Emotai, NeuralShift, Priberam, Visor.ai, YData and YooniK), 8 centros de investigação localizados em Lisboa, Porto e Coimbra (Fundação Champalimaud, CISUC, Fraunhoffer Portugal AICOS, FEUP, INESC-ID, IST e IT) e ainda vários parceiros da área da saúde (Bial, Centro Hospitalar São João, Luz Saúde), da área do Turismo (Grupo Pestana) e do Retalho (Sonae).

Desta forma, está prevista a criação de uma equipa composta por doutores e mestres, que vai permitir ao CISUC posicionar-se na vanguarda da inteligência artificial responsável, bem como dar a possibilidade a empresas parceiras de contratarem na UC recursos humanos avançados nesta área.