Centro de Testagem da Universidade de Coimbra com capacidade para mil testes diários

20 abril, 2021≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Perante a retoma das atividades presenciais no ensino superior, a Universidade de Coimbra (UC) aderiu ao Programa de Testagem CVP – Ensino Superior, garantindo, através do Laboratório de Análises Clínicas da Universidade de Coimbra (LACUC) e de uma equipa de voluntários, a testagem massiva de toda a comunidade académica.

A UC procede assim, gratuitamente, à realização de testes laboratoriais para SARS-CoV-2 (testes rápidos de antigénio) aos estudantes, docentes, investigadores, trabalhadores não docentes e colaboradores que reiniciem atividades presenciais e, posteriormente, levando a cabo rastreios periódicos nos termos definidos pelas autoridades competentes.

O Centro de Testagem da UC, instalado na Cantina das Químicas – Pólo I, tem capacidade instalada para cerca de 1000 testes diários. De acordo com a sua Diretora Técnica, Ana Miguel, o trabalho passa por “evitar cadeias de transmissão dentro das aulas e na vida normal da Universidade”.

O trabalho do Centro é também assegurado por um banco de voluntários que, depois de adquirem formação, poderão trabalhar de forma autónoma. “Tendo em conta o número de testes que é necessário fazer (mil testes) a equipa do LACUC não era suficiente e tivemos de apelar ao voluntariado dentro da universidade”, acrescenta a responsável, revelando que a procura foi muito grande.

O Centro de Testagem recebeu hoje, dia 20 de abril, a visita do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, que parabenizou a UC pelo esforço no cumprimento das regras impostas pela pandemia e destacou a alegria dos estudantes neste regresso ao ensino presencial.

Manuel Heitor destacou que se trata de um “reinício gradual , sistemático mas sobretudo muito responsável , com os testes a funcionar com uma mobilização incrível  de estudantes voluntários”. O Ministro reconheceu ainda o “trabalho desta operação que envolveu muitas pessoas, os dirigentes , os funcionários, os estudantes, para que tudo possa correr como estava esperado”.

A convocatória para testagem é feita através de um inquérito a remeter via email (LimeSurvey), com vista ao agendamento de dia e hora para a realização da colheita.

Recorde-se que a UC está a funcionar em modelo semelhante ao adotado durante o primeiro semestre do corrente ano letivo, incluindo a componente relativa à avaliação presencial. Na lecionação está a seguir-se o modelo de funcionamento híbrido, desenvolvido desde março de 2020.

Marta Costa e Milene Santos