CES debate a comunicação mediática frente a crise europeia

"A comunicação política contra-hegemónica no Sul da Europa: media, discursos e atores políticos" decorre a 29 de julho, no CES-Coimbra.

29 julho, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

A atual crise económica e financeira da Europa é um assunto que tem dominado os diversos meios de comunicação, criando e legitimando narrativas dominantes. O seminário “A comunicação política contra-hegemónica no Sul da Europa: media, discursos e atores políticos”, organizado pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC), pretende analisar os projetos de informação que têm sido desenvolvidos sobre o tema, através de diferentes perspetivas e de narrativas não-dominantes.

“Sofia José Santos, uma das organizadoras do seminário, explica que “há o reconhecimento de que os meios de comunicação social dominantes tem sido um local privilegiado para a legitimação das narrativas mais alinhadas com os centros de poder”.  Perante isso, “muitos jornalistas e muitos políticos contra-corrente se organizaram criando projetos de informação e de comunicação alternativos. Desta forma pretende-se dar visibilidade a narrativas sobre as causas e as terapêuticas da crise que têm sido invisibilizadas”, afirma.

O seminário surge como consequência da criação destes projetos de informação e comunicação que debatem sobre a crise europeia, mas de forma alternativa. Segundo Sofia José Santos, é uma tentativa de “perceber que outro espaço de informação é que nós temos, além dos meios de comunicação social convencionais, e o que estes espaços podem trazer para uma democracia mais participativa, mais informada e mais consciente”.

O debate sobre a crise europeia e a sua transmissão nos media está inserido no âmbito do projeto “ALICE – Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências por mundo”, com o objetivo de “tentar questionar os modelos ideológicos dominantes de organização do mundo e de organização das sociedades”, acrescenta a organizadora do seminário.

O seminário “A comunicação política contra-hegemónica no Sul da Europa: media, discursos e atores políticos” decorre a 29 de julho, às 15 horas e vai ter lugar na sala um do CES-Coimbra. Para mais informações, consulte o site.

Reportagem realizada por Ana Zayara, estagiária Projeto Imagem, Media e Comunicação da Universidade de Coimbra.