Ciclo Flor de Lótus II na Biblioteca Geral da UC a 18 e 19 de outubro

15 outubro, 2022≈ 2 mins de leitura

A Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) recebe o Ciclo Flor de Lótus II, nos próximos dias 18 e 19 de outubro, pelas 18h00.

A iniciativa conta com um programa de exibição de extratos fílmicos alusivos à guerra colonial portuguesa selecionados e comentados pelo especialista Jorge Seabra, professor auxiliar convidado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, na área de Estudos Artísticos (Cinema, História, Estética). É formado em História/História Época Contemporânea, doutorado em Estudos Fílmicos e membro da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento e ainda da comissão científica do Festival de Cinema Avanca.

O presente evento faz alusão a uma temática que possui uma forte carga emotiva, pelo período conturbado associado ao Estado Novo e que se prolongaria até ao 25 de Abril de 1974. As evocações que os extratos fílmicos escolhidos proporcionam configuram um diferente olhar sobre aquilo que a Guerra Colonial deixou na vida e nas memórias dos que a sentiram na pele, sobre os que pereceram em nome de um país e sobre o impacto que trouxe à sociedade da época.

A participação é gratuita, mediante inscrição prévia em https://forms.gle/yrav3W65GsjAecpt7.

Filmes em exibição


18 OUT terça-feira 18h00
A COSTA DOS MURMÚRIOS
Portugal, 2004. Realização de Margarida Cardoso


19 OUT quarta-feira,18h00
20,13 PURGATÓRIO
Portugal, 2006. Realização de Joaquim Leitão

Partilhe