Ciência às Seis (on-line) - "Um jovem jesuíta flamengo em Coimbra"

04 fevereiro, 2022≈ 2 mins de leitura

Na próxima terça-feira, dia 8, às 18h00 realiza-se a palestra intitulada "Um jovem jesuíta flamengo em Coimbra", com Carlota Simões, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra (DMUC).

A sessão está inserida no ciclo de divulgação científica "Ciência às Seis", iniciativa do Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, destinada ao público em geral interessado em cultura científica, de participação livre e gratuita, não sendo necessária inscrição.

A palestra decorre em formato online, via plataforma Zoom, em https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82476820674 ou ID da reunião: 824 7682 0674.

Evento no Site | Facebook

Os vídeos das sessões anteriores do ciclo (e outros) estão disponíveis no Canal YouTube

Resumo da palestra:

Na carta que se apresenta nesta sessão, um jovem padre jesuíta educado nos colégios da Companhia de Jesus de Brabante faz um relato detalhado da vida no Colégio de Jesus de Coimbra, onde permaneceu alguns meses no ano de 1655, numa escala imprevista durante a sua viagem entre a Europa e o Extremo Oriente.
A descrição de Inácio Hartoghvelt oferece-nos uma visita guiada aos espaços da Companhia de Jesus de Coimbra (Colégio de Jesus, Colégio das Artes, Quinta de Vila Franca), permitindo-nos olhar para os edifícios pelo seu lado de dentro, dando-nos a oportunidade de vislumbrar as quase duas centenas de ocupantes nas suas atividades diárias. Inácio compara constantemente o colégio de Coimbra com os de Brabante, enfatizando a austeridade espartana em Coimbra.
Alguns aspetos provocam o espanto do autor, revelando também a sua admiração e o seu respeito ao perceber que esta escala em Coimbra era a melhor preparação para as dificuldades que o aguardavam na sua missão na China.

Breve biografia da oradora:

Carlota Simões é Doutora em Matemática pela Universidade de Twente, Países Baixos, é Professora Auxiliar no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e membro do Centro de Física da UC. Fez parte da direção do Museu da Ciência da UC entre 2007 e 2019 (Vice-Diretora entre 2007 e 2015 e Diretora entre 2015 e 2019). É Membro Correspondente da Classe de Artes, Letras e Ciências da Academia de Marinha. Tem como principais interesses a história e a comunicação da ciência.