Ciência no Rómulo com André Moitinho de Almeida

A sessão acontece a 13 de abril, pelas 18h00.

11 abril, 2023≈ 2 mins de leitura

Na próxima quinta-feira, 13 de abril, pelas 18h00, realiza-se no Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra a palestra intitulada "Notícias da Via Láctea", com André Moitinho de Almeida (CENTRA, FCUL), e moderação de Sonia Antón.

A sessão acontece no âmbito da edição especial “Novas janelas para o Universo”, inserida no ciclo de divulgação científica "Ciência no RÓMULO", uma iniciativa do Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra destinada ao público em geral interessado em cultura científica.

A participação é livre e gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

Resumo


O Universo é feito de galáxias. Por isso, entender como as galáxias se formam e evoluem é uma questão central da astronomia. No nosso caso, a galáxia em que vivemos e a que chamamos "Via Láctea" é uma galáxia espiral gigante. Podemos felicitar-nos porque é um tipo de galáxia particularmente complexo e interessante. Por estarmos dentro da Via Láctea, temos acesso aos detalhes do seu funcionamento com uma resolução impensável para outras galáxias. Podemos ver estrelas a nascer e a morrer, planetas antes inimagináveis, buracos negros, paisagens impressionantes de complexos de nuvens interestelares e muito mais. No entanto, essa visão interna superdetalhada também cria dificuldades. Por um lado, é difícil ter uma perspetiva global da Via Láctea como a que temos das galáxias externas. Por outro lado, com a chegada dos grandes levantamentos do céu que se estão a realizar com telescópios terrestres e espaciais, enfrentamos o desafio de lidar com quantidades avassaladoras de dados.
Nesta conversa, falaremos sobre as últimas notícias sobre a Via Láctea, sobre o que se sabe dela e sobre as suas grandes questões em aberto: desde a nossa vizinhança solar com as suas correntes de estrelas e bolhas causadas por explosões de supernovas, até o gigante buraco negro no centro da nossa galáxia e as observações de dois mil milhões de estrelas pela missão espacial Gaia para a construção de um mapa sem precedentes da Via Láctea e mais além.

Breve nota biográfica


André Moitinho de Almeida é professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador do Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA). É especialista no estudo da Via Láctea e em ciência de dados. Coordena a participação nacional na missão Gaia da Agência Espacial Europeia (ESA). O seu trabalho recente inclui a produção de mapas da Via Láctea, usando medições de perto de dois mil milhões de estrelas, que se tornaram as imagens icónicas da missão Gaia. Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Astronomia de 2010 a 2022. Entre 2016 e 2022 foi diretor da revista "Astronomy & Astrophysics", uma das principais revistas de Astronomia profissional do mundo. Tem integrado várias comissões internacionais entre as quais se destacam as da ESA e ESO (Observatório Europeu do Sul) onde trabalhou na definição de prioridades científicas e de desenvolvimento de telescópios, instrumentos e missões espaciais. Foi membro da Comissão para o Uso Pacífico do Espaço Exterior (COPUOS) das Nações Unidas, onde integrou o grupo de peritos em lixo espacial, contribuindo para a definição das Linhas de Orientação para a Sustentabilidade a Longo Prazo das Atividades no Espaço Exterior.

Partilhe