Cinco mil livros da UC ganham asas e reforçam bibliotecas escolares

Programa de disseminação científica Asas de Leitura arrancou a 7 de março em Alcobaça e marca o início das comemorações dos 250 anos da Imprensa da UC.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
08 março, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

São cinco mil os livros que a Universidade de Coimbra (UC) acaba de doar à Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). A primeira entrega aconteceu em Alcobaça, no âmbito da Semana da Leitura, com o programa Asas de Leitura. Uma iniciativa que assinala o início das comemorações dos 250 anos da Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC).

São obras do catálogo publicado pela IUC, da série “Descobrir as Ciências”, que têm o “objetivo principal de reforço na tradução da ciência” para todos, explica o Vice-Reitor para a Cultura e Ciência Aberta da UC, Delfim Leão. “Quando [os alunos] abrirem os livros, têm um novo mundo para explorar”, refere.

Eis o que pode fazer:

Durante a abertura oficial da Semana da Leitura de Alcobaça, a coordenadora nacional da RBE, Manuela Pargana Silva, referiu que os livros “foram escolhidos tendo em conta o que eram as reais necessidades e os perfis dos alunos que iam servir”. Os cinco mil livros que vão ser distribuídos às bibliotecas escolares de todo o País têm como objetivo “reforçar as coleções escolares” e vão ainda permitir aos alunos, adianta Manuela Pargana Silva, “uma leitura regular e diversificada”.

“A UC tem recebido muito do País, mas também tem muito para dar”. O diretor da IUC, Alexandre Dias Pereira, sublinhou que "a Imprensa da UC não é um museu" e a parceria com Alcobaça, “que tem uma centralidade específica, é de uma maior alegria”. Durante algum tempo a cidade vai ser “a capital do livro”, pois é através do centro de logística localizado no município que vão partir os exemplares para as bibliotecas do País, através da RBE, revelou o diretor da IUC.

De acordo com a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça a Semana da Leitura é um evento que “gira à volta da leitura, da literatura, dos livros”. O evento tem lugar de 7 a 13 de março, com diversas iniciativas. “Hoje é cada vez mais difícil ler um livro”, acrescenta Inês Silva. No entanto, a responsável garante que há em todos “a responsabilidade cívica de criar a vontade de ler e ter maior conhecimento”.

Com o programa Asas da Leitura, parceria com a UC, foi dado “mais um passo na estreita relação entre o município e a UC nesta disseminação do conhecimento científico”, garante a também vereadora da cultura de Alcobaça.

As entidades presentes assinaram ainda as Cartas de Intenção entre a RBE, a UC e a Câmara Municipal de Alcobaça.

A RBE é um organismo do Ministério da Educação que tem como objetivo instalar e desenvolver bibliotecas em escolas públicas de todos os níveis de ensino. A entrega dos primeiros volumes aconteceu no Parque de Negócios de Alcobaça, onde se vai situar a Central de Logística do programa.