Cláudia Cavadas é reconduzida no cargo de diretora do IIIUC

Cerimónia de tomada de posse decorreu na Sala do Senado, a 27 de setembro.

Marta Costa
27 setembro, 2021≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

"O IIIUC tem sido um instrumento fundamental para levarmos a investigação da Universidade de Coimbra para um novo patamar, de qualidade de colaboração, impacto e internacionalização", afirmou Cláudia Cavadas durante a cerimónia que a reconduziu no cargo de diretora do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (IIIUC). A responsável fez um balanço positivo do mandato que agora termina e, duranta o discurso, deixou vincada a vontade de "continuar a agregar e mobilizar toda a comunidade científica da UC para contribuir". De acordo com Cláudia Cavadas "é necessário continuar a entusiasmar e contaminar com otimismo, mesmo nos momentos mais difíceis e complexos".

Projetos como o Gender@UC ou o ERC@UC foram destaque, assim como o papel da formação no IIIUC, casa para sete programas de doutoramento e cerca de 250 estudantes e que vai iniciar, no próximo ano letivo, um novo curso em Design de Media Computacionais que "cruza diferentes áreas como a informática, design, arte, neurociências e comunicação", revelou Cláudia Cavadas.

O Reitor da UC sublinhou que "um projeto com as características do IIIUC, que tem uma componente de disrupção bastante grande associada à sua missão, não é uma coisa que se consiga de um dia para o outro". "Só se consegue havendo estabilidade na direção", acrescenta Amílcar Falcão. Ao recordar os 20 anos do Instituto, que classificou "à frente do seu tempo" e que tem visto, ao longo do tempo, "resistências por todo o lado, mais ou menos o que acontece com a interdisciplinaridade", o Reitor da UC acredita que o IIIUC tem vindo a melhorar: "Hoje há mais meios alocados e o IIIUC faz mais coisas. Temos de saber criar e procurar o equilíbrio entre o Instituto e o resto da Universidade".

Amílcar Falcão espera continuar a "olhar para o futuro com a esperança de que consigamos, através do IIIUC, fazer coisas que marcam e que fazem a diferença na UC".

Reveja a cerimónia na íntegra:

Eis o que pode fazer: