CNC-UC assinala primeiro aniversário da série de seminários virtuais sobre o sono “Pillow talks”

A iniciativa promove o debate sobre temas como o sono, ritmo circadiano e envelhecimento.

20 outubro, 2021≈ 3 mins de leitura

O Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) assinala amanhã (quinta-feira, 21), pelas 14h00, o primeiro aniversário da série de seminários virtuais “Pillow talks”, iniciativa que promove o debate sobre temas como o sono, ritmo circadiano e envelhecimento.

A iniciativa “Pillow talks” começou há um ano, organizada pelo grupo de investigação “Neuroendocrinologia e Envelhecimento” do CNC-UC, liderado por Cláudia Cláudia Cavadas. Os seminários realizados ao longo deste ano contaram com a presença de investigadores nacionais e internacionais, especialistas nos diferentes temas indicados, permitindo abordar uma vasta pluralidade de tópicos, acessíveis a toda a comunidade académica, profissionais de saúde, investigadores ou ao público em geral. O formato virtual desta iniciativa deu oportunidade de contactar e aceder ao conhecimento e experiência de investigadores de seis países diferentes (Alemanha, Reino Unido, Países Baixos, Dinamarca e Suíça e EUA); com uma assistência média de 50 pessoas por sessão.

“Os seminários ‘Pillow talks’ surgiram como uma estratégia de divulgação e disseminação de uma nova linha de investigação implementada no CNC-UC ‘Ritmos biológicos e sono no envelhecimento e doenças associadas” explica a investigadora responsável pelo projeto, a Doutora Ana Rita Álvaro. Este subtópico do grupo de investigação “Neuroendocrinologia e Envelhecimento” já obteve financiamento competitivo (destacando-se o projeto da Fundação para a Ciência e a Tecnologia “NoOSAnoAGEING - POCI-01-0145-FEDER- 029002”) e prémios da Sociedade Portuguesa de Pneumologia e da Fundação Resmed (EUA).

O primeiro aniversário da “Pillow talks” é assinalado com a realização do seminário “Circadian Clocks and their Role in Metabolism and Longevity”, com a participação do professor e investigador Joseph Takahashi (Howard Hughes Medical Institute, Department of Neuroscience, University of Texas Southwestern Medical Center, Dallas, USA). Para aceder ao seminário basta realizar a inscrição em https://bit.ly/PillowTalksSeminar.

CNC-UC

Partilhe