CNC-UC e Associação Portuguesa de Sono distinguidos pela World Sleep Society

A campanha “Sono de qualidade, Mente sã, Mundo feliz” foi desenvolvida no âmbito do Dia Mundial do Sono de 2022.

14 outubro, 2022≈ 3 mins de leitura

© DR

A World Sleep Society (WSS) atribuiu um prémio de distinção ao Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) e à Associação Portuguesa de Sono (APS) pelas atividades desenvolvidas em parceria no Dia Mundial de Sono (18 de março de 2022).

A campanha “Sono de qualidade, Mente sã, Mundo feliz”, desenvolvida pelo CNC-UC e pela APS, no âmbito do Dia Mundial do Sono de 2022, foi distinguida pela WSS, tendo em conta as diversas atividades promovidas ao longo do mês de março. Desde logo, o CNC-UC e a APS divulgaram conteúdos de sensibilização sobre o sono no ambiente digital, nomeadamente nos websites e nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) de ambas as entidades.

No dia 18 de março, foram realizadas várias iniciativas, de modo a aumentar a literacia em saúde, no que diz respeito à importância do sono, nomeadamente, uma exposição de desenhos feitos por crianças e adolescentes (dos 6 aos 18 anos de idade), eleitos com base num concurso de arte sobre higiene do sono; uma conferência aberta ao público, que reuniu profissionais de saúde e investigadores para falar e refletir sobre o sono; um jogo de cartas centrado nos distúrbios do sono mais prevalentes e na higiene do sono, com a finalidade de aumentar a alfabetização sanitária, principalmente sobre a importância do sono, e sensibilizar para os principais sintomas das perturbações do sono; finalmente, uma peça de teatro, produzida pela companhia de teatro Marionet em parceria com o CNC-UC – “Morfeu e Apneia” –, que destacou a apneia obstrutiva do sono e as doenças relacionadas com a idade, registando uma audiência de 300 espectadores.

Além destas atividades, foram, também, realizadas sessões de esclarecimento em escolas e centros de saúde, bem como entrevistas nos meios de comunicação social, tais como rádio, revistas e jornais.

O prémio será entregue durante a cerimónia de abertura do World Sleep Congress 2023, a decorrer no dia 22 de outubro de 2023, no Rio de Janeiro, Brasil.