CNC-UC lança nova linha de investigação para estudar o cérebro social

Na quinta-feira, 9 de fevereiro, pelas 17h, a investigadora Cristina Márquez vai dar uma palestra sobre a nova linha de investigação, no Auditório 2 do Student Hub.

CC
Carolina Caetano - CNC-UC
03 fevereiro, 2023≈ 3 mins de leitura

© DR

O Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) lançou uma nova linha de investigação, com o objetivo de desvendar como é que o cérebro processa a informação social. Esta nova temática vai ser estudada pelo grupo de investigação «Circuitos Neuronais do Comportamento Social», liderado por Cristina Márquez. Os projetos atuais e futuros visam identificar os circuitos neurais responsáveis pela tomada de decisão social, utilizando uma combinação de ferramentas comportamentais, anatómicas, farmacológicas, imagiológicas e optogénicas (técnica que combina luz, genética e bioengenharia) em roedores.

As interações sociais têm um papel importante para as espécies sociais, como os humanos, pois permitem perceber, sentir e aprender sobre o mundo. Atualmente, ainda se sabe muito pouco sobre a forma como é processada no cérebro a informação social. A investigadora Cristina Márquez explica que, com este novo grupo de investigação, o principal foco é compreender «como é que o nosso cérebro percebe e utiliza a informação dos que nos rodeiam».

O grupo de investigação coordenado por Cristina Márquez, agora estabelecido fisicamente no edifício UC-Biotech, no Biocant, parque tecnológico de Cantanhede, vai concentrar-se no estudo das interações sociais cooperativas entre roedores. Neste contexto, o grupo já verificou num modelo animal de roedores, os ratos Norway, que estes apresentam comportamentos pro-sociais no contexto da alimentação, nomeadamente na partilha de alimentos.

«Há atualmente uma revolução tecnológica em curso, que está a acelerar o progresso da investigação em Neurociência. Se formos hábeis e combinarmos estes avanços tecnológicos com as perguntas pertinentes, temos uma oportunidade real de ter um impacto no bem-estar da sociedade. Quero fazer parte disto e encontrar formas reais de traduzir a investigação básica em algo que torne as nossas vidas melhores», elucida a investigadora.

Na próxima quinta-feira, dia 9 de fevereiro, pelas 17h, a investigadora Cristina Márquez vai dar uma palestra sobre a nova linha de investigação. A sessão é aberta ao público e vai decorrer no Auditório 2 do Student Hub (Polo I da Universidade de Coimbra).