CNC-UC promove encontro de pessoas com Doença de Machado-Joseph no Exploratório

O evento vai decorrer no próximo sábado, dia 19 de novembro, a partir das 14h00.

CC
Carolina Caetano - CNC-UC
16 novembro, 2022≈ 3 mins de leitura

O Exploratório - Centro de Ciência Viva de Coimbra vai acolher um evento público, no dia 19 de Novembro, pelas 14h00, que visa reunir pessoas com a Doença de Machado-Joseph.

Esta atividade, intitulada “Iniciativa Europeia para a Doença de Machado-Joseph: passado, presente e futuro”, é promovida pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC), no âmbito da rede europeia ESMI – European Spinocerebellar Ataxia Type 3/Machado-Joseph Disease Initiative.

O encontro pretende reunir investigadores, doentes e familiares com o intuito de discutir o “passado, presente e futuro” deste projeto, bem como promover a consciencialização da comunidade para esta doença. A entrada é aberta a todas as pessoas, que devem inscrever-se aqui.

A Doença de Machado-Joseph é uma doença hereditária genética rara, que afeta cerca de 1 a 2 pessoas em cada 100 000, em todo o mundo. Em Portugal é mais prevalente, nomeadamente nos Açores, onde é reportado o maior número de doentes por habitante.

A iniciativa ESMI teve início em 2016, com o objetivo de recrutar o maior número de doentes, a nível europeu, para o estudo da Doença de Machado-Joseph e preparação de futuros ensaios clínicos.

O grupo de Terapias Génicas e de Células Estaminais para o Cérebro do CNC-UC, liderado pelo investigador e presidente do centro de investigação da Universidade de Coimbra, Luís Pereira de Almeida, integra esta iniciativa há vários anos e tem a Doença de Machado-Joseph como foco de estudo.

Este evento decorre no âmbito das atividades da Semana da Ciência e Tecnologia 2022.