Coimbra 30-2030: UC promove colóquio internacional sobre a arquitetura e o espaço urbano da cidade

Todas as sessões do evento têm entrada livre.

RS
Rui Marques Simões
09 novembro, 2021≈ 3 mins de leitura

A Universidade de Coimbra (UC) organiza, nos dias 16 e 17, o “Coimbra 30-2030: Colóquio Internacional sobre a arquitetura e o espaço urbano da cidade”. O evento, que vai decorrer no Auditório da Reitoria da UC, reúne autores nacionais e internacionais na análise da evolução da cidade de Coimbra da presença romana à atualidade e perspetivando o seu futuro (30-2030).

“Com o presente colóquio, pretende-se desenhar a cidade de Coimbra à luz de certas permanências que, por ora, ainda identificam distintas ‘reformas’ produzidas ao longo da sua existência. Observaremos tais transformações, enquadrando-as no tempo e no espaço, com centro na arquitetura da cidade e em alguns dos seus protagonistas, os arquitetos. Assim, em dois dias, reúnem-se autores de reconhecido mérito nacional e internacional que nos oferecerão uma renovada perspetiva da evolução da cidade. Posicioná-la-emos no contexto regional, nacional e no espaço europeu e global. Da presença romana à contemporaneidade (30-2030), testemunharemos como na cidade de Coimbra os arquitetos manifestaram, através dos seus projetos e obras, os sonhos da época, legados do devir”, descreve a organização.

O colóquio, com sessão de abertura agendada para as 9h00 de dia 16, inclui conferências sobre vários espaços marcantes da cidade e do seu espaço urbano. A organização está a cargo do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia, do Centro de Estudos Sociais e do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra – sob coordenação de José António Bandeirinha, Luís Miguel Correia e Carolina Coelho, com a colaboração de Martinho Araújo.

Todas as sessões têm entrada livre.

Programa completo do Colóquio