Coimbra e Sharjah numa viagem pelos séculos

Exposição documental é o primeiro ponto nas Jornadas Literárias que decorrem durante dois dias no Arquivo da UC.

MC
Marta Costa
AB
Ana Bartolomeu
03 outubro, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Uma viagem de séculos pela história através de um espólio documental que é “um reflexo da cultura islâmica presente no Arquivo da Universidade de Coimbra (AUC)”. É assim apresentada a exposição das Jornadas Literárias de Sharjah em Coimbra, nas palavras da diretora do AUC, Cristina Freitas. São dispostos, de forma cronológica, documentos que remontam ao século X, desde cartas a sumários, estudos matemáticos ou azulejos.

Patente no Arquivo da UC e inserida na programação cultural das jornadas, que se realizam entre 3 e 4 de outubro, a mostra foi inaugurada no início do evento. “O nosso desejo é que a exposição proporcione novos estudos, pois haverá certamente outros documentos para estudar no nosso arquivo”, acredita Cristina Freitas.

Também o Vice-Reitor para a Cultura e Ciência Aberta da Universidade de Coimbra, Delfim Leão, defende que as jornadas são “um primeiro grande passo de uma futura colaboração extremamente frutuosa”. A exposição, garante, “é uma viagem pelos séculos”.

Eis o que pode fazer:

A relação entre Coimbra e Sharjah tem-se “vindo a aprofundar de maneira muito determinada”, afirmou o Vice-Reitor ao recordar a atribuição do Doutoramento Honoris Causa ao chefe do governo Emirado de Sharjah Sultan bin Muhammad Al-Qasimi em 2018. De acordo com o responsável, “as jornadas são o primeiro passo visível de dar uma oportunidade para que a cultura árabe seja reintroduzida na UC”. “A capacidade de inclusão” da UC e a “conexão com o mundo árabe pode e deve crescer”, garante.

“A relação já começou há largos anos e estamos muito felizes por continuá-la por mais anos, e termos mais jornadas literárias no futuro entre Coimbra e Sharjah”, acrescentou ainda o responsável da Agência Literária Internacional de Sharjah, Mansour AlHassani.

Para lá de vários painéis de debate e reflexão, o programa das “Jornadas Literárias de Sharjah em Coimbra” inclui também a apresentação do filme “Khoorfakkan”, que aborda, na perspetiva árabe, o período do domínio português daquela parte da península arábica (segunda-feira, 3, às 21h30, na Casa do Cinema de Coimbra). A sessão de encerramento (terça-feira, 4, às 16h30, na Sala D. João III) é dedicada ao “Almojam”, o dicionário histórico da língua árabe.

Saiba mais sobre as Jornadas Literárias de Sharjah em Coimbra aqui.