Coleção privada de Polybio Serra e Silva é doada ao Museu Académico da UC

Alguns objetos pessoais de Polybio Serra e Silva foram doados à Universidade de Coimbra a 16 de janeiro com vista à sua conservação no Museu Académico da UC.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
16 janeiro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

“Respeitando os dois grandes mestres” a quem pertenciam a borla e o capelo, Polybio Serra e Silva e, antes dele, Mário Trincão, “a melhor homenagem a fazer hoje” é a doação destes objetos “à casa que os ensinou não só a serem médicos, mas a serem humanos”. Aurora Branquinho acredita que “seria injusto” guardar o espólio num armário. E assim se realizou a vontade do academista, que faleceu em outubro de 2021.

À borla e ao capelo, juntaram-se ainda o hábito talar ou a pasta de quintanista. Foram alguns dos objetos pessoais de Polybio Serra e Silva que foram doados à Universidade de Coimbra (UC) a 16 de janeiro, com vista à sua conservação no Museu Académico da UC.

Polybio Serra e Silva “era uma referência para a Universidade, muito apaixonado pela academia e pela UC”, afirmou o Reitor, Amílcar Falcão. “É, para nós, um orgulho muito grande" receber estes objetos, acrescentou o responsável. Expostos, Amílcar Falcão acredita que “serão algo que a academia vai acarinhar, pois representam a Universidade e da história da Universidade”.

Eis o que pode fazer:

“Uma homenagem que enriquece e valoriza”. Assim o caracterizou Jorge Castilho. Polybio Serra e Silva foi, para o presidente da Associação de Antigos Estudantes de Coimbra, “um dos seus elementos mais entusiastas e dedicados” e ao doar ao Museu Académico uma parte do seu espólio, está encontrado “o local condigno para albergar e dar o devido tratamento ao traje que tanto honrou e tanto prestígio deu à UC”.

Também o diretor do Museu da Ciência da UC, Paulo Trincão, destaca “o momento particularmente importante”. “Demonstra que o nosso Museu Académico começa a estar vivo, e recebermos uma doação como esta, de Polybio Serra e Silva é extraordinário”, realça.

Presentes na cerimónia formal de doação estiveram também os estudantes. Daniel Aragão foi presidente interino da Direção-geral da Associação Académica de Coimbra e recordou “o espírito de um homem bom que fez história” na Academia. “A materialização dessa história foi um espaço de trabalho que dignifica” que é o edifício sede da AAC.

Enquanto estudante, o atual Dux Veteranorum da UC acredita que “o impacto não se resume ao trabalho”, mas também “aos feitos”. Ao querer “servir de inspiração para que outros sigam o nosso caminho”, reconhece que Polybio Serra e Silva é essa inspiração para quem vem depois e assume ser “um sonho” ver as suas insígnias como parte do espólio do Museu Académico no futuro.