Colocar os jovens a pensar a cidade é objetivo do projeto "Dia Mundial das Cidades - Direito de Cidadania e Cultura"

No âmbito do projeto, a iniciativa "Caminhada pela alta de Coimbra - (re)descobrir a minha cidade" atravessou a Alta Universitária no Dia Mundial das Cidades.

MC
Marta Costa
AB
Ana Bartolomeu
31 outubro, 2022≈ 2 mins de leitura

© DR

A 31 de outubro assinala-se o Dia Mundial das Cidades. Colocar “os jovens a olhar para a sua cidade, descobrir e redescobrir recantos e espaços e características sobre o local onde vivem” foi o objetivo da "Caminhada pela alta de Coimbra - (re)descobrir a minha cidade" que atravessou a Alta Universitária na manhã de 31 de outubro e contou com cerca de 25 alunos do 9.º ano da Escola Básica Rainha Santa Isabel.

A caminhada, que contou com a participação de investigadores da UC e de convidados de diferentes áreas disciplinares como guias, insere-se no projeto "Dia Mundial das Cidades - Direito de Cidadania e Cultura", um dos dez selecionados no âmbito da iniciativa “Promoção da Cultura Científica 2022” da Universidade de Coimbra (UC). É um "projeto para celebrar o Dia Mundial das Cidades, mas que acaba por crescer e ir mais além", explica a coordenadora, Cristina Perestrelo.

Eis o que pode fazer:

Com várias atividades previstas ao longo de vários meses, o projeto quer "envolver a cidade num todo – desde entidades governativas, sociedade e a Universidade de Coimbra, que é um polo central da cidade com o dever de transmitir e partilhar o conhecimento produzido e trabalhar em prol da comunidade”, acrescenta a responsável.

De acordo com Cristina Perestrelo, envolver os jovens “é muito importante”. E as atividades, como a caminhada, são “formas de sensibilizar para o tema, pô-los a refletir” sobre vários aspetos da cidade, como a sustentabilidade, o património ou as acessibilidades. “É muito importante envolvê-los no planeamento, pô-los a falar sobre a cidade e perceber o que eles pretendem para o futuro”, defende a coordenadora do projeto.

A próxima fase do projeto inclui ainda quatro sessões de "Conversas na Escola", que vão abordar diferentes temáticas em torno do tema "Cidades do futuro, cidades sustentáveis, inclusivas e valorizadoras do seu património". As várias atividades vão resultar num concurso onde, “através de obras de arte, feitas em sala de aula, os estudantes vão refletir sobre o que querem para a sua cidade”. As obras vão posteriormente estar expostas no Colégio da Trindade.

O projeto "Dia Mundial das Cidades - Direito de Cidadania e Cultura" foi um dos dez selecionados no âmbito da iniciativa “Promoção da Cultura Científica 2022” da Universidade de Coimbra. Mais informações aqui.