Com cerca de 40 atividades, Mimesis está de regresso

A 4.ª edição do Ciclo de Teatro e Artes Performativas - Mimesis acontece de 15 de maio a 15 de junho.

AB
Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
10 maio, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

“O grande palco destes ciclos é a cidade como um todo”, lembra o Vice-Reitor para a Cultura, Comunicação e Ciência Aberta da Universidade de Coimbra (UC), Delfim Leão. A 4.ª edição do Ciclo de Teatro e Artes Performativas - Mimesis tem iniciativas a decorrer um pouco por toda a cidade e, desta vez, estende-se a “outros espaços que, não estando na mesma cidade, fazem parte do mesmo conceito que queremos valorizar”, numa referência ao novo Campus UC na Figueira da Foz. “Não basta tomar a decisão política de o criar, é necessário dar-lhe vida”, defende Delfim Leão.

O Ciclo Mimesis integra quase 40 iniciativas, das quais 28 são eventos performativos “com uma grande tónica no teatro”. Do programa fazem também parte oito eventos convergentes, como tertúlias, atividades para crianças e workshops, que “de alguma maneira permitem refletir sobre o processo que levou à construção do espetáculo”, explica o Vice-Reitor da UC.

Eis o que pode fazer:

Delfim Leão destaca a participação de sete grupos de teatro universitário, entre os quais se encontram duas Repúblicas, algo que considera “muito positivo por que o ciclo permite acolher sensibilidades muito variadas”. Prá Kys Tão e Kágados vão apresentar performances que irão “incidir muito naquilo que são as vivências próprias das Repúblicas”. As atuação inserem-se na Mostra de Teatro Universitário que, em 2023, está incluída no Ciclo Mimesis.

A 4.ª edição do Ciclo de Teatro e Artes Performativas - Mimesis, subordinada ao tema “Horizonte”, decorre entre 15 de maio a 15 de junho. O programa completo pode ser consultado aqui.