Com sátira, humor e animação os estudantes de Coimbra percorreram a cidade no Cortejo da Queima das Fitas 2023

O dia começou com a queima do grelo no largo da Sé Nova. Os estudantes seguiram depois em desfile pela cidade, num cortejo com cerca de 90 carros, para assinalar mais uma etapa do percurso académico.

Marta Costa
Ana Bartolomeu
23 maio, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Queimar o grelo e soltar as fitas, assim começa o dia de cortejo dos estudantes de Coimbra. A tradição cumpre-se no largo da Sé Nova, numa fila que se estendeu até à Rua dos Estudos. “Estamos a queimar o grelo, que representa o fim da licenciatura, e libertamos as fitas, que marcam uma nova etapa na vida dos estudantes”, explica Tatiana Bernardes Diogo, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (UC). “É uma festa para desanuviarmos das aulas e dos exames”.

De cartola e bengala, Inês Lavoura, do curso de Medicina, acompanha a afilhada Patrícia Matias até ao caldeirão. “É um momento muito especial”, contam. Para a estudante, terminar o curso “é a concretização de um sonho, é o culminar de muitos anos de esforço”. Com três bengaladas de boa sorte, a afilhada deseja “um futuro muito risonho” à madrinha. “É emocionante vê-la conquistar aquilo que eu própria também tenho como um grande objetivo”.

Eis o que pode fazer:

“Este cortejo é mais do que a festa em si, para mim é uma tradição de família”. Afonso Mateus, estudante de Ciências do Desporto, subiu aos carros do cortejo do pai, da mãe e do irmão. “O meu irmão ganhou um cortejo da Queima das Fitas, e agora é a minha vez de tentar ganhar também”. Com o nome “(Des) educação física”, os finalistas da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da UC mostram o seu apoio “pela luta dos professores em relação à carreira docente”. “A educação anda pela hora da morte”, motivo pelo qual levam um caixão dentro do carro. Investimento, dinheiro e trabalho são algumas das “reclamações” dos estudantes.

O aumento dos preços, o estado do Serviço Nacional de Saúde e a falta de condições de trabalho que levam muitos jovens a emigrar, foram alguns dos temas em desfile. O carro do curso de Ciências Bioanalíticas da Faculdade de Farmácia da UC alerta para “a resistência das superbactérias”, fazendo uma alusão à “resistência do mercado de trabalho” em aceitar “a nossa licenciatura”, explica Jéssica Marques. Depois de dois anos a preparar o carro, “com algumas dores de cabeça” à mistura, “o que importa é estarmos unidas a celebrar sermos finalistas e a mostrar às pessoas o quão feliz estamos.”

O cortejo da Queima das Fitas coloriu a Alta Universitária, de onde saiu ao inicio da tarde de terça-feira, levando a animação dos estudantes a percorrer as ruas da cidade.

Mais informação sobre a Queima das Fitas 2023, aqui.