Como funciona o cérebro? Lançado projeto ERA Chair “CogBooster” para impulsionar a neurociência cognitiva na Universidade de Coimbra

A sessão inaugural do projeto da ERA Chair “CogBooster”, financiado pela Comissão Europeia com 2,5 milhões de euros para capacitar a FPCEUC como um centro de excelência na investigação e no ensino da neurociência cognitiva, teve lugar a 21 de abril.

KP
Karine Paniza
Marta Costa
21 abril, 2023≈ 2 mins de leitura

“Todos sabemos que o cérebro é uma parte do corpo que nos permite falar, ver e lembrar. Quando estamos a ler, o cérebro é também responsável por esta atividade. E a ciência cognitiva e a neurociência estudam a forma como o cérebro funciona”. A explicação é dada pelo Professor da Universidade de Harvard e ERA CHAIR Holder, Alfonso Caramazza.

Mas como é que se estuda o cérebro e como é que olhamos para dentro dele? “Há diversas abordagens”, afirma Alfonso Caramazza. “Uma delas é a utilização de equipamento de ponta que consegue analisar o que acontece no cérebro, mas isto só nos dá informação sobre o funcionamento num nível muito específico. Nós queremos também entender a mente. O que é a linguagem? O que é a compreensão? Para fazermos isso temos de olhar para o comportamento das pessoas”, adianta.

É neste contexto que nasce a ERA Chair CogBooster, que vem “tentar fechar um fosso que existe nas ciências psicológicas”, garante o coordenador do projeto europeu na Universidade de Coimbra, Jorge Almeida .

Eis o que pode fazer:

O objetivo é criar uma equipa “muito forte em neurociência cognitiva, que trabalhe estas questões de como a mente funciona, como reconhecemos objetos, como vemos ou como falamos” e a partir daí “pegamos nesta nova linha de investigação, com novas contratações e fazemos a ligação ao que se passa atualmente”, explica o docente e investigador da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. “O pensamento estratégico tem que ser arranjar sinergias, criar pontes entre o que nós fazemos na intervenção e aquilo que ser faz de ciência fundamental”, remata.

A sessão inaugural de lançamento do projeto, intitulada "Cognitive Neuropsychology: A Window into the Functioning of the Mind/Brain", teve lugar a 21 de abril, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.