Competição “3 Minutos de Tese de Doutoramento na UC” está de volta

14 dezembro, 2020≈ 3 mins de leitura

© UC | DCom

Estão abertas as candidaturas para a 2.ª edição da competição “3 Minutos de Tese de Doutoramento na Universidade de Coimbra”. Até 15 de janeiro, os interessados podem submeter um vídeo de candidatura. O objetivo da competição é “desenvolver competências, promover uma cultura de investigação na universidade e promover a Universidade”.

De acordo com a Vice-Reitora da Universidade de Coimbra para a Investigação e 3.º Ciclo, Cláudia Cavadas, o objetivo da segunda edição da  “3 Minutos de Tese de Doutoramento na Universidade de Coimbra” passa por ter “mais estudantes dos vários programas de doutoramento da UC a participar, e que nós consigamos ir à final internacional e ganhar”. A responsável garante ainda que se pretende dotar os estudantes da UC com ferramentas de comunicação de ciência.

Durante a competição, em particular durante a formação incluída no UC 3MT, os estudantes podem ganhar “uma visão completamente diferente de como organizar um assunto tão complexo [como é um doutoramento]”, conta o vencedor da primeira edição, Mauro Pinto. Em fevereiro, o estudante de doutoramento na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, apresentou em três minutos o projeto “Será que o teu algoritmo de Inteligência Artificial consegue prever ataques epiléticos e explicá-los a um médico?”. E a competição serviu para aprender como apresentar, “em pouco tempo, e de modo a que fosse cativante, algo não comprometesse com muitos pormenores mas que deixasse no ar para quem quisesse pesquisar mais”.

“Tive ainda oportunidade de conviver com pessoas de áreas tão diferentes mas na mesma situação que eu”, acrescenta ainda o vencedor da primeira edição. Mauro Pinto acredita que, “num doutoramento, estamos tão presos ao nosso gabinete ou à nossa área, que por vezes perdemos o quadro geral. Só o facto de ter aprendido, e não só aprender mas também consciencializar-me ainda mais, que ciência tem de ser muito humana, e que temos de apresentar as coisas não como tem de estar num artigo, só nisso, aprendi imenso”.

Mais informações em https://www.uc.pt/3mt

Veja aqui como foi a primeira edição da Competição 3 Minutos de Tese de Doutoramento na Universidade de Coimbra.

Marta Costa e Karine Paniza