Comunidade académica celebra 50 anos de Engenharia Mecânica na UC

"Memória, Atualidade e Perspetiva" foi o lema das jornadas de comemoração dos 50 anos do DEM/FCTUC.

KP
Karine Paniza
MC
Marta Costa
AB
Ana Bartolomeu
30 setembro, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Foram tantos os que quiseram celebrar que o departamento foi pequeno para receber os antigos e atuais estudantes, docentes e corpo técnico de Engenharia Mecânica. E assim, foi o auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) que recebeu a sessão comemorativa dos 50 anos do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), com testemunhos e homenagens.

Com o lema “Memória, Atualidade e Perspetiva”, a jornada de comemoração dos 50 anos do DEM/FCTUC contou ainda com a inauguração de uma exposição fotográfica dos marcos históricos do departamento.

Eis o que pode fazer:

“Estes 50 anos de história, são a história dos engenheiros que já formámos”, defende o diretor do DEM/FCTUC, Amílcar Ramalho, ao apontar os “mais de 3 500 engenheiros que já passaram por esta casa e continuam, com a sua competência, a escrever a nossa história”.

“O desenvolvimento do departamento está alinhado com a matriz do desenvolvimento da Universidade”, acrescenta o responsável. Na celebração dos 50 anos do DEM/FCTUC, Amílcar Ramalho recorda que a existência dos dois centros de investigação – CEMMPRE e ADAI – “onde é realizada investigação tida como excelente” é outro fator que permite ao departamento “estar na linha da frente no desenvolvimento do conhecimento para continuar a formar os nossos alunos dentro do que se exige nas diferentes áreas da sociedade”.

Saiba mais sobre as celebrações dos 50 anos do DEM/FCTUC aqui.