Comunidade UC juntou-se para a Caminhada Solidária

A Caminhada Solidária do Dia do Trabalhador e do Dia da Mãe teve como tema "Juntos Fazemos o Caminho" e as inscrições reverteram para o Fundo Solidário NEXT.

MC
Marta Costa
01 maio, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Foram cerca de uma centena os participantes que se juntaram à Caminhada Solidária da Universidade de Coimbra (UC) - Dia do Trabalhador e do Dia da Mãe 2022. A comunidade UC arrancou da Porta Férrea para uma manhã de domingo diferente.

"Este tipo de iniciativas é essencial", refere Filipa Craveiro da Divisão de Graduação e Formação do Serviço de Gestão Académica da UC. "É importante para uma aproximação entre toda a comunidade UC. O que nos junta é o trabalho mas podemos estabelecer relações interessantes", acrescenta.

O percurso, que atravessou a baixa da cidade, fez uma paragem no Estádio Universitário, percorreu o Parque da Canção até ao Jardim Botânico da UC, garantiu um momento de convívio entre todos os participantes, desde comunidade UC a familiares e amigos. Madalena, 7 anos, acompanhou a mãe no percurso. "É bom também para eles conhecerem a realidade que nos retira deles", refere Ana Jacinto. Para além do "espírito de solidariedade, conhecermo-nos todos é muito importante", garante. Do Serviço de Gestão de Recursos Humanos da UC, Ana Jacinto admite ainda que gosta "de vestir a camisola e apoiar estas iniciativas".

A Universidade de Coimbra "tem como prioridade o bem estar das pessoas", defende o Vice-Reitor António Figueiredo. Responsável pela pasta da Qualidade, Desporto e Serviços de Ação Social, sublinha que o bem estar "tem várias dimensões, do bem estar físico ao bem estar mental". Mas é principalmente a dimensão "do bem estar relacional" que, de acordo com António Figueiredo, a Caminhada Solidária teve como objetivo promover. Para o futuro, acrescenta o Vice-Reitor, a intenção é "repetir estas atividades".

A Caminhada Solidária decorreu a 1 de maio para assinalar o Dia do Trabalhador e comemorar o Dia da Mãe. O valor angariado com as inscrições, num total de 411 euros, vai reverter para o Fundo Solidário NEXT.