Aproximar quem contribui para a Ciência Aberta
Comunidades de Ciência Aberta na UC 2025 realiza-se a 20 de outubro.
O conceito de Ciência Aberta permite a partilha de conhecimento entre a comunidade científica e os cidadãos, alterando o próprio processo científico e caminhando no sentido de uma nova forma de fazer ciência. E onde está a Universidade de Coimbra (UC) neste campo?
“A criação da página UC Open Science dá pública visibilidade ao compromisso da Universidade de Coimbra com a Ciência Aberta e ao seu empenho programático em posicionar-se na dianteira de um movimento transversal a instituições científicas, a decisores políticos, a agentes económicos e a todas as formas de expressão de uma cidadania ativa”, pode ler-se online.
A 20 de outubro, a Universidade vai realizar, no Departamento de Física, o evento Comunidades de Ciência Aberta na UC 2025. O Vice-Reitor para a Cultura, Comunicação e Ciência Aberta da UC, Delfim Leão, refere que “temos uma comunidade associada a estes conceitos de Ciência Aberta que já é muito robusta” e o evento vai servir para dar a conhecer “um conjunto de projetos e as comunidades que estão associadas e que se têm vindo a notabilizar”.
Durante a iniciativa, vão ser dados a conhecer vários projetos dentro destas áreas. Delfim Leão enumera alguns, como o Re.Data, “para a gestão de dados de investigação”, ou o Estudo Geral, “um repositório institucional que temos de valorizar e expandir”. De forma não exaustiva, o Vice-Reitor fala também da Joanina Digital e da plataforma Mondaecus, “de apoio à tradução colaborativa”, projetos “que espelham não apenas a nossa capacidade de acompanhar os desenvolvimentos internacionais, de gerar massa crítica, mas também de desenvolver produtos nossos”.
O evento está enquadrado na Semana Internacional do Acesso Aberto que, este ano, se celebra de 20 a 26 de outubro de 2025 sob o tema: “Quem é dono do nosso conhecimento?”. O Vice-Reitor explica que a semana em causa “marca um movimento muito importante que existiu, e existe, na academia que ainda não está plenamente alcançado”, e que se foca no “acesso livre, aberto às publicações”.
Atualmente, a conversa evoluiu para o conceito de Ciência Aberta. “Agora falamos preferencialmente de Ciência Aberta e entra dentro desse chapéu o acesso aberto às publicações, mas também uma série de outros conceitos como a ciência cidadã e as próprias comunidades que se organizam à volta dela”, explica Delfim Leão.
Mais informações sobre o evento Comunidades de Ciência Aberta na UC 2025 e inscrições, aqui.