Concerto de piano por Alda Leonor na Biblioteca Joanina

21 março, 2017≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Na quarta-feira, dia 22 de março, a pianista Alda Leonor vai realizar um concerto na Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra, pelas 19h15. A entrada é gratuita, limitada à lotação da sala.

Alda Leonor graduou-se em piano pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. De 1987 a 2005, fez parte do Duo Tocata, primeiro com a pianista Hilza Rocha e, posteriormente, com a pianista Judith Cardoso, apresentando-se em 71 recitais por várias salas de concerto do Rio de Janeiro.

Em 1994, o Duo recebeu o Prémio Francisco Mignone no I Concurso Nacional de Duos Pianísticos. Em 97, participou da comemoração do centenário do compositor Francisco Mignone no Festival Mignone de Duos Pianísticos.

De 2006 em diante passou a dedicar-se a recitais solo. Pela série “Música no Museu”, tocou no Museu da República, no Centro cultural da Justiça Federal, no Museu Nacional de Belas Artes e no MAM, tendo, neste último, participado (de 2010 a 2016) em concertos comemorativos do Dia Internacional da Mulher. Em 2009, foi entrevistada por Lauro Gomes no programa “Música e Músicos do Brasil” da Rádio MEC. No mesmo ano, lançou o CD “Pérolas”, totalmente dedicado à música erudita brasileira.

Em 2010, apresentou um recital dentro das comemorações do centenário do Theatro José de Alencar, em Fortaleza (CE). Em 2011, lançou o segundo CD, “Doze mulheres e um piano”, homenageando 12 compositoras brasileiras. Em 2014, integrou a homenagem a Guerra Peixe, num recital no Museu Nacional de Belas Artes. Em 2015, lançou o seu terceiro CD, “Confidências”, também de música brasileira.