Concerto "Orgão e Guitarra de Coimbra" com Paulo Bernardino e Paulo Soares

02 junho, 2023≈ 2 mins de leitura

No próximo dia 5 de junho, pelas 18h30, a Capela da Universidade de Coimbra recebe o concerto "Órgão e Guitarra de Coimbra", que terá como intérpretes Paulo Bernardino e Paulo Soares.

O evento faz parte do programa das celebrações dos 10 anos de inscrição pela UNESCO da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia na sua Lista do Património Mundial.

O programa de celebrações irá estender-se ao longo do ano de 2023 e resulta de um processo dinâmico e em articulação com muitas outras entidades e agentes, espelhando os valores que norteiam o pensamento e a ação no âmbito do património cultural: conhecimento, salvaguarda e abertura à comunidade, aqui entendida no seu espectro mais alargado e plural.

Toda a programação está disponível em https://www.uc.pt/10unesco/.

Sinopse:

Não é usual associarmos o órgão à música secular, contudo, o seu repertório milenar conhece variadíssimas incursões da chamada música “profana” na sua esfera mais sagrada. No nosso caso bem português, além de danças, melodias trovadorescas e outras formas musicais, a Batalha é distintamente um paradigma desta realidade. Mais vocacionada para as tradições coimbrãs, a guitarra raramente traslada os umbrais dos templos, reservando o seu encanto maioritariamente das vezes para os espaços que circundam o fanum. Mas a música possui a graça e a faculdade de reunir sob a sua alçada encontros inimagináveis, como é o caso deste concerto que alia ao órgão português mais emblemático a sonoridade mais autêntica da alma portuguesa.