Concurso de ideias de negócio Arrisca C 2022 premiou a inovação

A presente edição contou com 130 candidaturas e atribuiu mais de 40.000€ em prémios às equipas finalistas.

02 março, 2023≈ 4 mins de leitura

Já foram entregues os prémios da 11.ª edição do concurso de ideias Arrisca C 2022. A presente edição contou com 130 candidaturas e atribuiu mais de 40.000€ em prémios às equipas finalistas.

A cerimónia de entrega de prémios realizou-se a dia 28 de fevereiro, na Casa das Artes de Miranda do Corvo (Coimbra), contou com a abertura de Nuno Mendonça, coordenador responsável do Projeto INOVC+ e Presidente do Júri do Arrisca C 2022, e com Marilene Rodrigues, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Miranda do Corvo. O programa incluiu a apresentação pitch dos 14 projetos finalistas, das várias categorias a concurso (Inovação, Inovação Social e Inovação Júnior).

Numa mesa redonda, foi discutida a “Inovação e criatividade em contextos adversos”, com empreendedores de sucesso: Márcia Neves, Co-Fundadora da RYAPURTECH; César Henriques, Fundador e Diretor Geral da EcoX; e Paulo Antunes, Fundador da Golden Cap. A moderação desta discussão e a apresentação de toda a Sessão de Entrega de Prémios ficou a cargo da host Rute Vasco, jornalista e co-autora do The Next Big Idea, media partner do Arrisca C.

Os vencedores da categoria Inovação foram os projetos “NervGen - Dispositivos médicos biodegradáveis para regeneração nervosa periférica” (primeiro lugar), “Peeking Window” (segundo lugar) e “PAPILOMA” (terceiro lugar).

Na categoria Inovação Social o grande vencedor foi a equipa do projeto “A COMUNICAR É QUE A GENTE SE ENTENDE”, em segundo lugar ficou a equipa “FIND4U” e, para fechar o pódio, o projeto “TECI - Dispositivo Tecnológico de Identificação Humana”.

O primeiro lugar da categoria Inovação Júnior foi atribuído ao projeto “CurtAlgas”, o segundo ao “SolarH20” e o terceiro à equipa do “Drink&Charge”.

Foi ainda atribuído o Prémio Câmara Municipal de Coimbra ao projeto “NervGen - Dispositivos médicos biodegradáveis para regeneração nervosa periférica” e houve uma Menção Honrosa à Dra. Deolinda Estevinho, que se dedicou de forma total e incansável a dez edições do ARRISCA C.

A sessão de encerramento contou com a presença de Neusa Magalhães, Secretária Técnica do Centro 2020 (CCDRC) e de Luís Simões da Silva, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra para a Inovação e Empreendedorismo, entidade líder do Consórcio INOVC+.

O Arrisca C 2022 é uma das ações do Projeto INOVC+: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro, cofinanciado pelo CENTRO 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Liderado pela Universidade de Coimbra, o consórcio do INOVC+ inclui 19 entidades, desde Instituições de Ensino Superior, Centros de Valorização e Transferência de Tecnologia, Centros Tecnológicos e Parques de Ciência e Tecnologia da Região Centro. Tem como missão consolidar um Ecossistema de Inovação Inteligente, aberto e inclusivo, incorporando uma oferta completa de recursos, infraestruturas e dinâmicas, com apostas transversais e sectorialmente orientadas, contribuindo assim para a sustentabilidade e competitividade da Região Centro.

Eis o que pode fazer: