Concurso de ideias de negócio ARRISCA C tem inscrições abertas até 4 de dezembro

ATUALIZAÇÃO (7/12) - O prazo para inscrições foi alargado até 11 de dezembro.

23 novembro, 2022≈ 4 mins de leitura

O Concurso de Ideias de Negócio ARRISCA C está de volta para premiar ideias de negócio de base científica ou tecnológica e contribuir para a sua transformação em iniciativas empresariais. Há mais de 20.000 euros em prémios monetários, aos quais se juntam outras recompensas, para distinguir ideias que valorizem a Região Centro e que tenham impacto em áreas como Recursos Naturais e Bioeconomia, Energia e Clima, Materiais, Tooling e Tecnologias de Produção, Cultura, Criatividade e Turismo, Saúde e Bem-Estar. A submissão de candidaturas pode ser feita até 11 de dezembro, em www.arriscac.pt.

O ARRISCA C, organizado pela Universidade de Coimbra (UC) e pela Universidade de Aveiro (UA), é uma das ações do Programa INOVC+: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro, cofinanciado pelo CENTRO 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O programa tem como missão consolidar um Ecossistema de Inovação Inteligente, aberto e inclusivo, incorporando uma oferta completa de recursos, infraestruturas e dinâmicas, com apostas transversais e setorialmente orientadas, contribuindo, assim, para a sustentabilidade e competitividade da Região Centro.

Podem apresentar propostas docentes, investigadores, pessoal não docente, bolseiros, alunos ou ex-alunos diplomados, de qualquer instituição de ensino superior de Portugal, e alunos do ensino secundário e técnico-profissional (nível IV CE) a nível nacional. As propostas podem ser feitas de forma individual ou em equipa até um máximo de cinco elementos, que devem ter por objetivo desenvolver uma ideia de negócio que resulte das suas atividades de investigação e desenvolvimento e/ou do seu conhecimento científico e/ou tecnológico.

As ideias de negócio submetidas a concurso devem estar enquadradas numa das seguintes categorias: “Inovação”, “Inovação Júnior” ou “Inovação Social”.

As três ideias de negócio vencedoras em cada uma das três categorias vão receber, além de outros prémios em bens ou serviços, os seguintes prémios monetários:

• 3.500 euros para o primeiro lugar;
  • 2.500 euros para o segundo lugar;
  • 1.000 euros para o terceiro lugar.

A submissão de candidaturas ao Concurso de Ideias de Negócio ARRISCA C pode ser realizada até às 23h59m (inclusive) do dia 11 de dezembro de 2022. A apresentação de propostas implica a aceitação do regulamento desta iniciativa, disponível em www.arriscac.pt.

Ao longo das suas 10 edições, que decorrem desde 2008, o ARRISCA C recebeu 944 projetos a concurso, tendo atribuído 164 galardões num valor global superior a um milhão de euros em prémios pecuniários, horas de consultoria, apoio na elaboração de planos de negócios, mentoring e coaching, internacionalização, imagem e branding corporativo.