Concurso para estudantes e recém-diplomados - Prémio Diário da República

03 outubro, 2022≈ 3 mins de leitura

A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) criou o “Prémio Diário da República” com o objetivo de dar a conhecer e aproximar todos os cidadãos da missão de serviço público que lhe foi atribuída de publicar a informação oficial através do Diário da República.

O lema desta 1.ª edição do Prémio é “Cria o novo Logótipo do Diário da República” e desafia os estudantes à apresentação de propostas de criação do logótipo institucional, com identidade gráfica completa, para o Diário da República. Uma aposta na renovação da identidade da marca ao mesmo tempo que valoriza e premeia novas ideias para o logótipo do jornal oficial.

Assim, dirige-se a estudantes que frequentem ou tenham concluído, há menos de 2 anos, um ciclo de estudos superiores, classificado numa das seguintes
áreas de acordo com a Classificação Nacional de Áreas de Educação e Formação – CITE-F/2013 (https://cnaef.dgeec.mec.pt/cnaef.php): 0213 – Belas-Artes; 0212 – Design de moda, de interiores e Industrial; 0211 – Técnicas audiovisuais e produção dos media.

Ao candidato vencedor é atribuído, em alternativa a escolher por este, um prémio pecuniário no valor de €1.500 (mil e quinhentos euros) ou um estágio profissional, com duração de 12 meses, a realizar em unidade orgânica da INCM. O projeto vencedor poderá ainda vir a ser utilizado nos seus documentos administrativos, formulários e materiais de divulgação, projetos e iniciativas, bem como nos respetivos canais institucionais.

O júri do Prémio é composto por Henrique Cayatte, designer, Tiago Gallo, ilustrador, Bruno Pereira, diretor da Unidade de Publicações Oficiais da INCM, Catarina Romão Gonçalves, em representação do membro do governo responsável pelo serviço público de edição do Diário da República, e Rita Nicolau, designer gráfica na INCM.

A fase de candidaturas decorre até 31 de outubro de 2022 e a 19 de dezembro será divulgado o projeto vencedor. Toda a informação está disponível em https://premio.dre.pt/.