Conferência de conclusão da segunda temporada do colóquio "Pluralizando o Antropoceno" acontece a 13 de janeiro

A sessão vai realizar-se em formato online com inscrição gratuita mas obrigatória.

10 janeiro, 2022≈ 3 mins de leitura

"Ciência Forense em Território Vivo: Da Terra ao Território ao Ecótono" é o tema da conferência de conclusão da segunda temporada do colóquio "Pluralizando o Antropoceno".

A sessão vai estar a cargo de Raj Patel (Universidade do Texas) e decorre a 13 de janeiro, pelas 18H00 (GMT, Hora de Lisboa). A conferência vai acontecer em formato online, com acesso gratuito. A inscrição é obrigatória e deve ser feita aqui.

O evento vai decorrer em inglês e será moderado por Gonçalo Santos (Centro de Investigação em Antropologia e Saúde da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (CIAS - FCTUC) / Sci-Tech Asia).

O ciclo Pluralizando o Antropoceno nasceu pelas mãos de investigadores do CIAS, em parceria com a Fundação de Serralves e com a rede de pesquisa Sci-Tech Asia, o Centre for Functional Ecology—Science for People and the Planet e o Departamento de Ciências da Vida da FCTUC.

Mais informações aqui.

Resumo da sessão

A ecologia mundial (world-ecology) é uma disciplina jovem, mas a sua perspetiva alcança a paleohistória. Com este enfoque numa longue durée tão profunda, a ecologia mundial está bem situada para compreender e descodificar as formas como a "terra" (land) continua a ser um termo contestado. Enquanto o marxismo clássico é amplamente capaz de explicar como o cercamento (enclosure) transforma a terra enquanto bem comum (commons) numa mercadoria fungível, falha na sua tentativa de navegar a política libertadora que pode ser encontrada no entendimento da terra como território e como ecótono. A ecologia mundial oferece uma forma de pensar sobre a terra, e a teia da vida da qual faz parte, que pode ser capaz de resolver algumas das tensões analíticas em que território e terra estão envoltos, a custo de desenvolver novas tensões em volta da ecologia política da descolonização. Esta apresentação concluirá com propostas para futuras direções na investigação destas tensões.