Conferência do Projeto “Comparação dos exames nacionais em Portugal com os de 12 outros países” no Departamento de Matemática
No dia 16 de abril, Cleber Gouvea Fernandes, do Instituto Federal do Rio de Janeiro e da Universidade de Coimbra (UC), vai explicar “A Teoria da Resposta ao Item (TRI) e o Projeto Devolutivas Pedagógicas no Brasil”, no âmbito do projeto de investigação “Comparação dos exames nacionais em Portugal com os de 12 outros países”, em curso na UC.
A iniciativa tem lugar às 10 horas, na Sala Pedro Nunes do Departamento de Matemática da UC, no Polo I. A entrada é livre.
Criada para mensurar caraterísticas que não podem ser medidas diretamente por meio de instrumentos apropriados, a TRI é a modelagem estatística utilizada para aferir proficiências em diversas avaliações em larga escala em muitos países. Desenvolvida na década 50, no Brasil é utilizada há mais de 20 anos em avaliações como SAEB, ENCCEJA, Prova Brasil e ENEM.
Já o Projeto Devolutivas Pedagógicas foi implementado no Brasil para promover a melhoria do desempenho dos estudantes brasileiros da educação básica. Através de uma plataforma online, torna explícito para os professores e gestores das redes de ensino quais os conhecimentos e habilidades que são verificados nas avaliações em larga escala, viabiliza a interpretação dos resultados das avaliações em larga escala e colabora com os professores nas suas atividades de ensino.
O projeto “Comparação dos exames nacionais em Portugal com os de 12 outros países” é financiado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos e coordenado pelo matemático Jaime Carvalho e Silva, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).