Conferência do Projeto “Comparação dos exames nacionais em Portugal com os de 12 outros países” no Departamento de Matemática

15 abril, 2016≈ 2 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

No dia 16 de abril, Cleber Gouvea Fernandes, do Instituto Federal do Rio de Janeiro e da Universidade de Coimbra (UC), vai explicar “A Teoria da Resposta ao Item (TRI) e o Projeto Devolutivas Pedagógicas no Brasil”, no âmbito do projeto de investigação “Comparação dos exames nacionais em Portugal com os de 12 outros países”, em curso na UC.

A iniciativa tem lugar às 10 horas, na Sala Pedro Nunes do Departamento de Matemática da UC, no Polo I. A entrada é livre.

Criada para mensurar caraterísticas que não podem ser medidas diretamente por meio de instrumentos apropriados, a TRI é a modelagem estatística utilizada para aferir proficiências em diversas avaliações em larga escala em muitos países. Desenvolvida na década 50, no Brasil é utilizada há mais de 20 anos em avaliações como SAEB, ENCCEJA, Prova Brasil e ENEM.

Já o Projeto Devolutivas Pedagógicas foi implementado no Brasil para promover a melhoria do desempenho dos estudantes brasileiros da educação básica. Através de uma plataforma online, torna explícito para os professores e gestores das redes de ensino quais os conhecimentos e habilidades que são verificados nas avaliações em larga escala, viabiliza a interpretação dos resultados das avaliações em larga escala e colabora com os professores nas suas atividades de ensino.

O projeto “Comparação dos exames nacionais em Portugal com os de 12 outros países” é financiado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos e coordenado pelo matemático Jaime Carvalho e Silva, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).