Congresso da Sociedade Portuguesa de Biomecânica mostrou o que de melhor a área tem para oferecer

09 maio, 2023≈ 3 mins de leitura

A sessão de abertura do evento contou com a presença do Pró- Reitor da UC, Nuno Mendonça

O X Congresso da Sociedade Portuguesa de Biomecânica (SPB) – XCNB 2023, que acontece a cada dois anos, permite potenciar a colaboração entre os investigadores dos vários domínios disciplinares e estimular a participação dos estudantes, de modo a garantir o crescimento e a renovação desta área. Estes eventos constituem um espaço privilegiado de encontro, partilha de saber, análise, discussão e resultado em novos projetos e parcerias, e conta com a presença de investigadores de Portugal e de outros Países, em particular do Brasil e de Espanha.

A edição deste ano teve lugar no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz e contou com 136 participantes de Portugal e Brasil, num total de 128 trabalhos, com um programa científico ambicioso com temas da atualidade em Biomecânica.

O jantar de Gala, no Casino da Figueira da Foz, teve como ponto alto uma nota de reconhecimento ao Dr. Jorge Seabra, médico ortopedista pediatra com ligação à biomecânica ortopédica em Coimbra. Foi ainda prestada uma homenagem póstuma ao Professor Nuno Rilo, determinante impulsionador da Biomecânica em Coimbra. No âmbito do congresso teve ainda lugar a Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Biomecânica.

O congresso é organizado por um grupo de docentes e investigadores com forte ligação à biomecânica e conta com o apoio da Universidade de Coimbra (UC) e do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC).

A Sociedade Portuguesa de Biomecânica (SPB) tem como objetivos promover, divulgar e desenvolver a investigação na área da Biomecânica. É uma organização que interliga vários domínios científicos, desde a engenharia, o desporto até à medicina, sempre na procura de caminhos e soluções que promovam a saúde e o bem-estar. A edição de 2023 decorreu nos dias 5 e 6 de maio.

Toda a informação sobre o XCNB 2023 pode ser consultada aqui.

Partilhe