Congresso internacional "1921 – 2021: Nos 100 anos do PCP: Imaginários Políticos e Expressões Culturais" acontece a 6 e 7 de dezembro

29 novembro, 2021≈ 3 mins de leitura

No ano em que se assinalam os 150 anos da Comuna de Paris e os 100 anos da fundação do Partido Comunista Português (PCP), tem lugar o Congresso internacional "1921 – 2021: Nos 100 anos do PCP: Imaginários Políticos e Expressões Culturais".

Sem perder de vista a trajetória política e histórica do PCP, o evento pretende analisar a sua dimensão cultural, estética e ideológica, antes e depois do 25 de Abril, alargando assim o amplo debate em curso que o centenário tem trazido a terreiro.

Organizado por Anabela Fernandes, Clara Isabel Serrano, Luís Mota, Luís Trindade, Sérgio Dias Branco e Sérgio Neto, investigadores do CEIS20, e Pedro Pousada, investigador do Centro Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, o congresso terá a sua conferência inaugural no dia 6 de dezembro, pelas 09h45, no Anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). A sessão estará a cargo de Michael Löwy, sociólogo brasileiro radicado em Paris, que vai abordar o tema "A herança revolucionária da Comuna de Paris".

Ainda no dia 6 de dezembro, pelas 18h30, vai decorrer no Grémio Operário a apresentação da obra "Partido Comunista Português, 1921-2021. Uma Antologia", organizada por José Neves e editada pela Tinta da China. No dia 7 de dezembro, o Congresso chega ao fim com a exibição, pelas 21h00, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) de "As Armas e o Povo", filme realizado e produzido pelo Coletivo de Trabalhadores da Atividade Cinematográfica, por iniciativa do Sindicato Nacional de Profissionais de Cinema, que retrata o período vivido entre o dia 25 de abril e o 1 de maio de 1974. Com comentário de Paulo Cunha e moderação de Sérgio Dias Branco.