Congresso internacional "Pensar o Século XX — Olhares do século vinte e um" realiza-se de 1 a 3 de fevereiro

O evento procura situar-se nos debates contemporâneos sobre a história, memória e herança do século XX, contribuindo para a diversificação e complexificação das suas narrativas e representações. Terá lugar no auditório da FEUC, com entrada livre.

CC
CEIS20
17 janeiro, 2023≈ 3 mins de leitura

O CEIS20 promove, de 1 a 3 de fevereiro, o congresso internacional "Pensar o Século XX — Olhares do século vinte e um". O evento procura situar-se nos debates contemporâneos sobre a história, memória e herança do século XX, contribuindo para a diversificação e complexificação das suas narrativas e representações. Terá lugar no auditório da FEUC, com entrada livre.

O congresso vai contar com participações a partir de múltiplas áreas científicas que refletem sobre o século XX, incluindo a história e a memória, a história de arte, os estudos culturais, artísticos e literários, a filosofia, as ciências da comunicação, a pedagogia, as humanidades digitais, a economia e as ciências sociais, os estudos do clima e do ambiente, as ciências naturais e a tecnologia, os estudos urbanos e das mobilidades.

Franco "Bifo" Berardi, Lilia Schwarcz, Odd Arne Westad e Vanessa Schwartz são os oradores convidados. A comissão científica conta com os investigadores do CEIS20 António Pedro Pita, Dina Sebastião, Joana Ricarte, João Paulo Avelãs Nunes, Luís Trindade e Nuno Coelho.

Ainda antes do final do ano 2000, já o século XX se constituía como problema em diferentes campos das ciências sociais e humanas. A coincidência entre o final do século e o fim de alguns dos seus fenómenos políticos mais emblemáticos, pareceu reforçar a urgência de balanços e novas narrativas. O próprio século XXI pensa-se e representa-se a partir das muitas versões com que o século anterior é visto como ‘a última catástrofe’ (Henry Rousso), um marcador temporal da história do tempo presente. Ao longo das últimas duas décadas, a historiografia, a filosofia, a ciência política, os estudos artísticos, entre outras disciplinas, têm insistentemente refletido sobre o presente a partir das narrativas produzidas ao longo do século XX. Mais do que um período histórico específico, o século passado constitui-se aí como um conceito que determina formas de pensamento político e representações sociais e artísticas.

O programa provisório, bem como mais informações estão disponíveis em: https://ucpages.uc.pt/centro-de-estudos-interdisciplinares-ceis20/pensar-o-seculo-xx

Partilhe