Iniciativa académica debate a vida de Mário Soares
FEUC recebe a 9 e 10 de outubro o congresso internacional "Mário Soares: Uma Vida entre Séculos”, inserido nas comemorações do centenário do político.
“É uma honra e um orgulho acolher na Faculdade de Economia o colóquio internacional Mário Soares: Uma Vida entre Séculos”. O Diretor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), José Manuel Mendes, recebeu desta forma os participantes no início do congresso, que se realizou no auditório da FEUC.
José Manuel Mendes acrescentou que a ligação do político à FEUC se deve a “ter sido professor catedrático convidado desta faculdade entre 1996 e 1998”, relembrando o privilégio que foi “assistir neste auditório à primeira lição do Dr. Mário Soares, um espaço que se tornou demasiado pequeno para tanta gente”.
Organizado pela Universidade de Coimbra (UC), Iscte – Instituto Universitário de Lisboa e as universidades Aberta, da Beira Interior, de Évora, de Lisboa, do Minho e do Porto, o congresso acontece na FEUC a 9 e 10 de outubro. Presente na sessão de abertura, o Reitor da UC, Amílcar Falcão, explicou que o evento “uniu oito Instituições do Ensino Superior (IES), que decidiram desta forma associar-se às comemorações do centenário de Mário Soares, promovendo conjuntamente uma iniciativa académica de reflexão e debate".
Considerando este um “momento de homenagem", Amílcar Falcão expressou o desejo de “que estes dois dias ajudem a compreender, a aprofundar, a relembrar memórias de um homem notável, que fez muito pelo nosso país”.
Com um programa abrangente, o evento abarca as principais dimensões do percurso intelectual e político de Mário Soares, as suas ideias e ação política, contando para o efeito com keynote speakers, conferências, mesas redondas e várias sessões paralelas.
Considerando-se “herdeira do seu legado”, a Reitora do Iscte, Maria de Lurdes Rodrigues, relembrou como surgiu a ideia do congresso. “Na qualidade de membro da comissão organizadora do centenário fiz o desafio aos meus colegas de várias universidades”, para que lançassem iniciativas. Bastou “um telefonema para desencadear um movimento com total autonomia”, agradeceu Maria de Lurdes Rodrigues aos reitores das várias IES.
Dirigindo-se a uma plateia atenta, o Coordenador da Comissão Organizadora do congresso, Álvaro Garrido, manifestou o que espera da iniciativa. “Seguindo a ousadia intelectual de Mário Soares queremos que estes dois dias de debate sejam não apenas um exercício de memória e de evocação, mas também um momento de articulação entre passado e presente, um congresso com os olhos no futuro da democracia, da paz e dos direitos humanos”.
O congresso, que conta também com o apoio da Fundação Mário Soares e Maria Barroso, é gratuito. Mais informações sobre a iniciativa aqui.