Conheça a Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra em Lisboa

Fundada em 6 de março de 1992 a AAECL promove além das ações de filantropia, atividades de índole cultural e recreativa.

KP
Karine Paniza
Ana Bartolomeu
21 junho, 2022≈ 2 mins de leitura

Constituída a 6 de março de 1992, a Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra em Lisboa (AAECL) conta com centenas de sócios “desde Braga até ao Algarve”, orgulha-se Fátima Lencastre. Tendo a Universidade de Coimbra como suporte, a presidente da AAECL revela que “desde os jovens até aos seniores, o espírito é o mesmo, tratamo-nos todos por tu”.

“Há sempre uma nota distintiva que está associada a Coimbra”, acrescenta Ricardo Roque, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da AAECL. “Isso vê-se no respeito que temos pelas nossas raízes coimbrãs. É todo um espírito também boémio que se mantém independentemente da idade”.

Um perfil familiar que a Associação pretende perpetuar no futuro, procurando “trazer mais jovens que a continuem e que até a embelezam e enriqueçam”, adianta Fátima Lencastre.

Os 30 anos de existência são avaliados com louvor, “cumprimos rigorosamente os estatutos”, em especial a “prestigiar a Universidade de Coimbra, difundir a canção e a cultura Coimbrã” junto da sociedade envolvente.

A Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra em Lisboa tem constituídos protocolos de colaboração cultural com dezenas de entidades e instituições, o que tem permitido levar a “matriz Coimbrã” a várias sedes de distrito e até mesmo à ilha da Madeira.

Eis o que pode fazer:

Além das ações de filantropia, a AAECL promove atividades de índole cultural (conferências, tertúlias académicas, saraus) e recreativa (passeios, viagens e almoços de datas festivas). No entanto, o evento mais emblemático desenvolvido pela AAECL é a celebração da Tomada da Bastilha, em novembro.

“Estas comemorações têm como ponto alto homenagear uma individualidade predominantemente académica”. Fátima Lencastre recorda algumas dessas homenagens “não por prevalência, mas por que foram talvez as mais clamorosas” como Luiz Goes, Almeida Santos, Paulo Quintela, Polybio Serra e Silva.

Destas três décadas de existência é também recordada com agrado a atribuição do Estatuto de Sócio Honorário da AAECL a “37 ex-presidentes da Associação Académica de Coimbra (AAC), o primeiro dos quais o conselheiro Cardoso da Costa”, que esteve na presidência da AAC em 1959.

[O último Sócio Honorário instituído foi Cesário Silva, a título póstumo, num momento que prestou tributo ao jovem que teve o seu mandato como líder da comunidade estudantil interrompido em março de 2022.]

A 14 de maio, a Associação dos Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra em Lisboa (AAECL) celebrou o seu 30.º aniversário, num evento que juntou gerações e que pode ser visto aqui.