Conheça a preciosa coleção de mapas Nabais Conde

13 junho, 2019≈ 2 mins de leitura

A coleção de mapas Nabais Conde – adquirida, em 2005, pela Biblioteca Geral a Carlos Alberto Nabais Conde, professor e investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra – é um dos mais notáveis e completos conjuntos de mapas históricos portugueses. Nela incluem-se diversas versões ptolomaicas da Península Ibérica (século XV), um exemplar completo do primeiro mapa de Portugal impresso em 1561 pelo editor Tremezzini e muitas outras preciosidades (a maior parte exemplares coloridos à mão).

Os 1200 exemplares, já integralmente digitalizados, estão a ser integrados na Almamater (Biblioteca Digital de Fundo Antigo da Universidade de Coimbra) e em breve poderão ser todos acedidos online.

F. Fernandes e Milene Santos