Conhecer a União Europeia "em poucas palavras"

Claustros do Colégio da Trindade acolhem, até 12 de maio, a exposição "A União Europeia em Poucas Palavras".

Ana Bartolomeu
Marta Costa
09 maio, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Conhecer a história e os princípios base sobre a União Europeia (UE) de uma maneira simples, clara e direta é a finalidade da exposição “A União Europeia em poucas palavras”, presente nos claustros do Colégio da Trindade. O Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni da Universidade de Coimbra (UC), João Nuno Calvão da Silva, convida “toda a comunidade académica e a sociedade em geral a conhecer um pouco da história da União Europeia, agora que essa história é tão importante ser lembrada”, numa referência ao atual conflito que se vive em solo europeu.

“Foram as guerras que justificaram a emergência da União Europeia”, recorda o Vice-Reitor da UC, o que demonstra a importância de difundir e clarificar, junto da sociedade, conceitos, iniciativas e, acima de tudo, os valores defendidos pela UE. “Estas exposições contribuem para isso mesmo e a UC tem essa responsabilidade”, afirma João Nuno Calvão da Silva. “Do futuro da União Europeia dependerá o futuro no mundo.”

Na exposição, organizada pelo Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria, é possível encontrar informações sobre factos de conhecimento geral, história, as prioridades da atual Comissão Europeia e redes europeias de informação e de oportunidades da UE para cidadãos e empresas.

Eis o que pode fazer:

Além da exposição, patente até 12 de maio, a Universidade de Coimbra assinala o Dia da Europa junto da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra (AAEC), que celebra 64 anos. A sessão comemorativa de ambas as efemérides tem lugar hoje, 9 de maio, pelas 15h30, na sede da AAEC. Saiba mais aqui.