Conhecer personagens que marcaram a história da UC através de visitas encenadas

Inscrições para as próximas visitas encenadas estão abertas para docentes, investigadores e corpo técnico.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
04 março, 2022≈ 2 mins de leitura

A recriação da primeira aula de Domitília de Carvalho [à esquerda] foi a primeira das visitas encenadas promovidas pelo Turismo UC.

© UC | Marta Costa

Há visitas guiadas que nos fazem viajar no tempo. Até 1891, à primeira aula de Domitília de Carvalho, por exemplo. Médica, professora, escritora e política. Mas ficou para sempre na história como a primeira mulher a frequentar a Universidade de Coimbra (UC). Na primeira das visitas encenadas promovidas pelo Turismo UC em colaboração com o Serviço de Gestão de Recursos Humanos da UC, foi possível assistir a uma recriação do que terá sido uma das suas primeiras aulas, no auditório do Laboratório Chimico, no Museu da Ciência.

As visitas encenadas são uma iniciativa que pretende "dar a conhecer algumas das personalidades que marcaram a história da Universidade", explica a coordenadora do Turismo UC, Catarina Freire. "Somos herdeiros das personagens que aqui mostramos", acrescenta a responsável. Desta forma, o objetivo é "dar consciência a quem trabalha na Universidade de que somos herdeiros do trabalho dos nossos antecessores, e que nós herdamos o trabalho e vivência e ações destes". De acordo com Catarina Freire, a organização quer "dar a conhecer estas personalidades muitas vezes desconhecidas do público em geral e também da nossa comunidade".

Eis o que pode fazer:

Em colaboração com a Escola Profissional Profitecla, as visitas são o resultado da prova de aptidão de dois alunos finalistas do curso de Turismo. "Este é o seu projeto final de curso e está a ser um contributo muito interessante", conta a co-coordenadora do curso, Ana Ferro. A também orientadora da prova de aptidão dos estudantes explica que os alunos "estão a lidar com o público real, tiveram de construir os diálogos, as personagens, fazer ensaios. Para chegar aqui, percorreram um caminho. Esta é a parte prática e a Universidade permitiu-nos a implementação do projeto". Com cerca de 15 estudantes do curso a participar voluntariamente nas visitas encenadas, para Ana Ferro, a parceria tem sido "muito enriquecedora".

Há ainda visitas encenadas a acontecer, com inscrições abertas à comunidade UC de docentes, investigadores, corpo técnico e bolseiro. O limite é de 20 participantes por evento.

Os colaboradores da UC interessados em participar nas visitas encenadas devem preencher o formulário de inscrição, disponível em https://ls.uc.pt/index.php/855929?lang=pt.

Os percursos têm uma duração prevista de cerca de uma hora e meia e sugere-se a utilização de calçado confortável.

Os percursos ainda disponíveis são:

7 de março, 15 horas, Serenatas em Coimbra

10 de março, 11 horas, Percurso das Aguadeiras