Conselho Geral da UC promove debate sobre cultura e cidadania em Coimbra

O debate vai decorrer na Sala de São Pedro, na Biblioteca Geral da UC, e é aberto a toda a comunidade.

27 abril, 2022≈ 3 mins de leitura

No dia 5 de maio, a Comissão de Cultura, Património, Cidadania e Desporto do Conselho Geral da Universidade de Coimbra (UC) vai promover um debate sobre cultura e cidadania em Coimbra. A iniciativa vai decorrer na Biblioteca Geral da UC, na Sala de São Pedro (2.º piso), a partir das 14h30, e é aberta a toda a comunidade.

O debate vai ser dividido em duas mesas-redondas – uma dedicada à cultura e outra à cidadania – e vai abordar temas como a valorização da língua portuguesa, a comunicação de ciência, a programação cultural ou as políticas de acolhimento, integração e inclusividade.

Na mesa-redonda dedicada à cultura, que tem início pelas 14h30, vão estar presentes Cristina Robalo Cordeiro, Delfim Leão, João Rui Pita, Maria João Meireles Pereira e Sara Amaral. A sessão, moderada por Anabela Mota Ribeiro, vai abordar temáticas como a promoção da língua portuguesa, do livro e da leitura junto de jovens; a programação cultural; a divulgação e comunicação de ciência na Universidade e na cidade; e a cultura no associativismo estudantil.

Pelas 17h00, vai ter início a mesa-redonda sobre cidadania. A sessão vai contar com a presença de Madalena Duarte, Maria de Belém Roseira, Maria João Rodrigues e Paulo Simões e vai ser moderada por Lina Coelho. Em cima da mesa vão estar temas como a promoção da igualdade de género e de oportunidades, as políticas de integração e de acolhimento de estudantes com necessidades educativas especiais ou os fundos solidários no espaço estudantil.

A entrada na sessão é livre, não sendo necessária inscrição prévia.