Consórcio EC2U promove batalha de ciência na Noite Europeia dos Investigadores

A primeira EC2U Science Battle decorre online, a 24 de setembro a partir das 14 horas (GMT), e conta com a participação de investigadores das universidades de Pavia, Itália, Poitiers, França e Turku, Finlândia.

MC
Marta Costa
23 setembro, 2021≈ 3 mins de leitura

© DR

Durante a Noite dos Investigadores, a Universidade de Turku na Filândia organiza a primeira Science Battle entre investigadores. A iniciativa surge no âmbito do projeto EC2U, consórcio europeu em que a Universidade de Coimbra se inclui.

De acordo com a organização, a Science Battle é "um evento do tipo jogo, que tem como objetivo promover a ciência e a investigação, ao mesmo tempo que mostra ao público como é que os investigadores abordam concretamente novas questões". A ideia teve início em 2016, em Turku, e expande-se agora entre os membros do consórcio EC2U Alliance.

A primeira EC2U Science Battle decorre online, a 24 de setembro a partir das 14 horas (GMT), e conta com a participação de investigadores das universidades de Pavia, Itália, Poitiers, França e Turku, Finlândia. Todas as informações sobre o evento podem ser encontradas em https://ec2u.eu/ec2u-science-battle/. Os interessados podem acompanhar a "batalha virtual" através da página - https://utu.zoom.us/j/67640877416

A próxima edição, em 2022, já está a ser preparada e vai contar com investigadores das restantes universidades do consórcio – de Coimbra, Portugal, de Iasi, Romania, de Jena, Alemanha e Salamanca, Espanha. A edição de 2023 prevê-se que seja o encontro final, entre os vencedores das primeiras rondas.

Partilhe