Consórcio InnoLife é o vencedor do projeto “Vida Saudável e Envelhecimento Ativo” do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia

11 dezembro, 2014≈ 5 mins de leitura

© UC | Marta Costa

InnoLife, um consórcio de 144 empresas europeias, institutos de investigação e universidades, entre as quais, a Universidade de Coimbra (UC), acaba de ser escolhido pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) como o projeto “Knowledge and Innovation Community – KIC – (Comunidade de Conhecimento e Inovação) para a Saúde. Com um orçamento global de 2,1 milhares de milhões de euros, é uma das maiores iniciativas públicas de saúde em todo o mundo.

Ao longo dos próximos sete anos, os parceiros do EIT Saúde, que incluem também a portuguesa Bial, o Instituto Pedro Nunes (IPN) e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), vão desenvolver produtos inovadores, ações educativas e serviços para enfrentar o desafio da evolução demográfica na Europa.

Como só há uma KIC em cada área na Europa, a KIC agora aprovada é a única europeia na área da Saúde, pelo que a presença da UC neste consórcio, com os seus parceiros Bial, o IPN e o CHUC, tem grande valor estratégico para a afirmação de Coimbra e da região centro no competitivo espaço europeu; potenciando o sector da Saúde e Inovação com o envolvimento da rede Ageing@Coimbra, e dos parceiros da Região Centro como Região Europeia de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável. A Universidade de Lisboa também participa, com alguns parceiros locais.

Ursula Redeker, presidente da Roche Diagnostics GmbH e coordenadora do projeto EIT Saúde, expressou sua gratidão a todos os interessados e sublinhou as oportunidades do KIC para permitir uma melhor e mais longa vida para as pessoas na Europa, através da criação de novos negócios e inovação.

Para iniciar e coordenar os vários projetos, os parceiros do consórcio vão criar uma nova empresa, com sede em Munique, Alemanha. As atividades regionais serão organizadas pela localização partilhada em centros de Heidelberg (Alemanha / Suíça), Barcelona (Espanha), Londres (Inglaterra), Paris (França), Roterdão (Holanda / Bélgica) e Estocolmo (Suécia / Dinamarca). Uma parte integrante da EIT Saúde é o conceito “InnoStars” para ampliar a participação de parceiros na Hungria, Polónia, Eslovénia, Croácia, Portugal e País de Gales. As regiões dos países “InnoStars” vão cooperar ativamente entre si e com os centros co-localizados, para melhorar a inovação em saúde.

Após a assinatura de um contrato-programa com o IET, as atividades deverão ter início em meados de 2015. O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia irá fornecer ao EIT Saúde cerca de 80 milhões de euros anuais para o financiamento de novas colaborações, educação e projetos.

Nota de imprensa do EIT, em inglês – InnoLife Press Release

Sobre o EIT:
O EIT é um órgão independente da União Europeia, criado em 2008 para estimular a inovação e empreendedorismo em toda a Europa com o objetivo de superar alguns dos seus maiores desafios. O instituto reúne as principais instituições de ensino superior, laboratórios de investigação e empresas para formar parceiras transfronteiriças – Comunidades de Conhecimento e Inovação, CCI – que desenvolvem produtos e serviços inovadores, iniciar novas empresas, e treinar uma nova geração de empresários

Sobre a KIC:
Parceria de grande autonomia das instituições de topo do ensino superior, organizações de investigação, empresas e outras partes interessadas no processo de inovação, que aborda os desafios societais através do desenvolvimento de produtos, serviços e processos, e também por apoiar pessoas empreendedoras inovadoras. Uma KIC liga centros de inovação orientados por excelência aos centros de co-localização, com vista a tornarem-se importantes centros de excelência para competir e colaborar com outros centros de inovação em todo o mundo.