Consórcio Inov C 2020 apresentado

Durante a sessão foram lançados os 26 projetos promovidos pelo consórcio INOV C 2020.

11 julho, 2018≈ 5 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

“O INOV C é uma rede de investigação, de inovação, de empreendedorismo. É um projeto único que temos no centro”. É assim que a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, define o INOV C 2020, apresentado hoje, 11 de julho. A sessão contou ainda com o lançamento dos 26 projetos inovadores promovidos pelo consórcio.

Após uma primeira fase em que foi feito um esforço para construir as insfraestruturas, agora o consórcio está concentrado em “encher os edifícios, a mobilizar as pessoas e a criar dinâmicas”, afirma o vice-reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão. A missão, continua o responsável, é de “consolidar um ecossistema de inovação, aberto e inclusivo”. De acordo com o vice-reitor da UC, “procuramos mais a rede e a colaboração entre parceiros de rede”.

Assinatura de 26 projetos InovC

Para Amílcar Falcão, a aposta passa por incorporar “uma oferta completa de recursos, infraestruturas e dinâmicas” que sejam “orientadas para as necessidades específicas de cada projeto inovador e empreendedor”. Com cerca de 500 parceiros complementares, o vice-reitor acredita que “todos estão alinhados” para os objetivos do consórcio.

Quanto a dados, desde a criação do INOV C, foram criadas 38 empresas, 17 empresas de base tecnológia (spin-off) e submetidos 53 patentes ou pedidos de patente (valores de desempenho do consórcio relativos a médias anuais). Amílcar Falcão, considera que “os resultados são muito bons e animadores”. “Procuramos sempre melhorar e vamos melhorar de certeza”, afirma o responsável.

O INOV C 2020 é um projeto cofinanciado pelo Centro 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com um prazo de execução compreendido entre 18/04/2017 e 17/04/2019. Os parceiros executarão um investimento total de 1.640.764,99€, sendo o montante de 1.394.650,24€ financiado pelo FEDER.

 

O consórcio INOV C 2020 desafiou a comunidade académica e as forças vivas da região a apresentarem propostas para a criação de novos produtos e serviços resultantes de atividades de I&D e para o desenvolvimento de novas iniciativas de estímulo ao empreendedorismo e inovação. Através de três mecanismos, Bolsas de Ignição, Provas de Conceito e Rede de Apoio ao Empreendedorismo e Inovação, foram selecionados 26 projetos.
O sistema de Bolsas de Ignição, no qual foram selecionados 15 projetos, visa estimular a transformação de ideias embrionárias em potenciais invenções viáveis com base em resultados de I&D em curso. As bolsas a atribuir procuram assim incentivar os investigadores da comunidade do ensino superior que desenvolveram projetos de I&D a explorarem, numa fase preliminar, o seu potencial comercial, recorrendo para tal a um orçamento com um valor máximo de 8.500 euros.
O sistema de Provas de Conceito, no qual foram selecionados dois projetos, visa estimular a valorização de resultados de I&D que possam ser alvo de um licenciamento ou da constituição de uma spin-off de base tecnológica num prazo de 1 a 2 anos. Os docentes e investigadores encontram no fundo de Prova de Conceito até 42.500.00 euros para testarem e validarem os seus conceitos teóricos e/ou criarem um protótipo, que lhes permita atingir os níveis 4 ou 5 na escala “Technology Readiness Levels”.
A Rede de Apoio ao Empreendedorismo e Inovação, no qual foram selecionados nove projetos, visa criar um estímulo acrescido à implementação, a nível regional e local, de iniciativas que visem sensibilizar a sociedade para as temáticas atinentes ao empreendedorismo e inovação. Pretende-se essencialmente colocar à disposição dos agentes locais e regionais, o conhecimento existente no seio do consórcio INOV C, através da cooperação com pelo menos um parceiro nuclear que julguem ser prioritário para os projetos nos domínios citados.

 

Marta Costa
Partilhe