Consórcio integrado pela UC homenageia Cesário Silva e assina parceria com Universidade de Lviv

O 4.º Forum EC2U está a decorrer, de 4 a 7 de abril, na Universidade de Pavia, em Itália.

MS
Milene Santos
RS
Rui Marques Simões
06 abril, 2022≈ 4 mins de leitura

Secção de Fado da AAC no momento de homenagem a Cesário Silva durante o Fórum EC2U, na Universidade de Pavia, Itália.

© DR

A aliança European Campus of City-Universities (EC2U - Campus Europeu de Cidades Universitárias), consórcio integrado pela Universidade de Coimbra (UC), prestou hoje (quarta-feira, 6) homenagem a Cesário Silva, Presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC), falecido a 12 de março. O momento foi assinalado na sessão de abertura do Fórum da EC2U – que está a decorrer em Pavia (Itália), até amanhã (quinta-feira, 7) – e na qual também foi firmada uma parceria entre o consórcio e a Universidade Nacional Ivan Franko de Lviv (Ucrânia).

“Simples, humilde, empático e com um sorriso encantador, era fácil gostar do Cesário. Quem o conheceu bem, recorda a sua bondade, a sua vontade de servir a comunidade e de fazer o bem. Em nome do Reitor Amílcar Falcão e de toda a Universidade de Coimbra, agradecemos, com emoção, a homenagem que a EC2U promove a este nosso jovem estudante. A vida é efémera. O que fica é o exemplo de cada um de nós. O exemplo da forma de ser do Cesário, o exemplo de solidariedade da EC2U e seus dirigentes”, declarou o Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, na homenagem, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, do Presidente da Mesa da Assembleia Magna da AAC, Daniel Tadeu, e do Presidente da Erasmus Student Network Coimbra, Francisco Silva, e incluiu uma breve atuação de um grupo da Secção de Fado da AAC.

Na mesma sessão, foi assinado um memorando de cooperação estratégica entre o European Campus of City-Universities e a Universidade Nacional Ivan Franko de Lviv, uma das principais instituições de ensino superior ucranianas. A parceria, particularmente simbólica no contexto atual (de guerra na Ucrânia), foi assinada pelos representantes das sete universidades que integram a EC2U e pelo Reitor da Universidade National Ivan Franko de Lviv, Volodymyr Melnyk (que participou no evento por via digital), e visa o estreitar de relações entre as partes, no âmbito das atividades desenvolvidas pelo consórcio.

O Forúm em Pavia inclui conferências, workshops e debates dedicados a temas como a educação digital, sustentabilidade, micro-credenciais, investigação e inovação, entre outros.

A cada seis meses a Aliança EC2U organiza um Fórum que reúne estudantes, pessoal, cidadãos, autoridades locais e regionais, para debater questões prementes para a sociedade e promover a partilha de boas práticas. A última edição realizou-se em 2021, na Universidade de Salamanca.

A EC2U é uma Aliança Universitária Europeia multi-cultural e multilingue coordenada pela Universidade de Poitiers (França) e inclui a Universidade de Coimbra (Portugal), Universidade Alexandru Ioan Cuza de Iasi (Roménia), Universidade de Salamanca (Espanha), Universidade de Pavia (Itália), Universidade Friedrich Schiller de Jena (Alemanha) e a Universidade de Turku (Finlândia). O propósito da Aliança é desenvolver um espaço aberto e inovador que permita fluxos de mobilidade livre entre universidades e cidades, ultrapassando assim as visões estereotipadas das identidades regionais e nacionais. A Aliança baseia-se numa cooperação única entre universidades e cidades, envolvendo comunidades académicas, municípios, autoridades regionais, agentes socioeconómicos e cidadãos. A EC2U promoverá uma iniciativa global sem precedentes, baseada em desafios assentes nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).