Consórcio Universidade de Coimbra-Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra passa a integrar a M8 Alliance

11 outubro, 2015≈ 4 mins de leitura

© |DR

A Universidade de Coimbra e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, em consórcio, passaram a fazer parte da M8 Alliance, uma associação que se dedica à saúde a nível global, com origem no G8.

Portugal passa assim a integrar a M8Alliance, através de Coimbra, sendo o 14ª país aceite nesta organização. A candidatura foi aceite por unanimidade no decorrer respetiva Assembleia Geral, que decorre em Berlim, coincidindo com o World Health Summit. Esta cimeira, aberta pela chanceler Angela Merkel, é organizada pela M8Alliance.

A M8 Alliance integra Centros Académicos de Medicina, Universidades e Academias Nacionais e é a única rede mundial colaborativa de instituições académicas de ensino, investigação de excelência e assistência de alta qualidade. Fundada durante a Cimeira Mundial de Saúde de 2009, o M8 Alliance está empenhado em melhorar a saúde em todo o mundo.

Na mesma sessão foram aceites as candidaturas da Universidade de Roma “La Sapienza” e da Universidade Nacional de Taiwan.

A candidatura de Coimbra foi organizada durante mais de 1 ano, tendo sido submetida em julho passado ao Presidente do M8Alliance Prof. Detlev Ganten, da “Charité” (a maior Faculdade de Medicina da Alemanha, sedeada em Berlim) pelo Presidente do Conselho de Administração do CHUC, José Martins Nunes, e pelo Vice-Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão. Contou com o apoio do Ministro da Saúde Paulo Macedo, do Embaixador de Portugal em Berlim na altura, Luís de Almeida Sampaio, e do ex Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.

“Hoje Portugal está de parabéns, porque a sua mais antiga universidade e o seu maior Hospital, em consórcio, foram admitidos por unanimidade como o 18º membro da M8 Alliance. É uma enorme honra para o CHUC, para Coimbra e para Portugal, que a partir de hoje pode participar, por direito próprio, na discussão dos grandes problemas de saúde Regionais e Globais. O acesso e integração neste fórum constituído pelos mais evoluídos países do mundo ligados ao G8 coloca o país, através de Coimbra, no centro das políticas globais que envolvem a saúde, a investigação e o ensino.” declarou o Presidente do Conselho de Administração do CHUC, José Martins Nunes.

“A entrada do consórcio CHUC/UC na M8Alliance resulta do reconhecimento de que em Coimbra se desenvolve uma atividade na área da Saúde com grande relevância internacional, nos cuidados de saúde, no ensino, na investigação e na translação para o tecido económico. É uma entrada que beneficia Portugal, pois através de Coimbra todo o país terá acesso a um dos mais importantes fóruns, ligado ao G8, onde a saúde global é discutida e desenhadas muitas das iniciativas que são depois concretizadas em todo o mundo.” Afirmou o Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva.

A delegação portuguesa na Assembleia Geral da M8Alliance integrou o Reitor da Universidade de Coimbra, o Presidente do Conselho de Administração do CHUC, e ainda o Presidente da Academia Nacional de Medicina de Portugal, Manuel Antunes.

Shunichi Fukuhara (Universidade de Quioto, Japão), é o atual Presidente da M8Alliance, e Detlev Ganten (Charité, Alemanha), Presidente Fundador.