Continuar o caminho de diálogo e de proximidade com os estudantes é o objetivo da Provedora do Estudante da UC

Cristina Vieira, docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (UC) acaba de ser empossada como Provedora do Estudante da UC.

Marta Costa
Ana Bartolomeu
17 maio, 2023≈ 2 mins de leitura

Cristina Vieira, Joaquim Menezes e Amílcar Falcão

© UC | Paulo Amaral

Com a “convicção” de que lhe foi confiada “uma grande responsabilidade”, a docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), Cristina Vieira, tomou posse como Provedora do Estudante da UC. Sucede ao cargo a Paulo Peixoto e tem “como objetivo, dar continuidade ao excelente trabalho desenvolvido”.

Numa cerimónia na Sala do Senado, que oficializou o cargo, a Provedora do Estudante da UC assume que “a função é exigente”, mas garante que os estudantes “podem confiar”.

Tem como principais preocupações “os fatores de insucesso escolar e o desapego à instituição”, assim como as questões de fraude académica ou a falta de urbanidade. Cristina Vieira pretende, durante o mandato, realizar ações que envolvam toda a comunidade e desempenhar o “papel da forma mais atenta possível”. “A atuação só pode ser conseguida se toda a comunidade, se todos e todas que integram a UC estiverem dispostos a dar respostas. Conto convosco”.

Eis o que pode fazer:

O cargo de Provedor do Estudante da UC é “muito importante”, referiu o Reitor da UC, Amílcar Falcão. Enquanto órgão “ao serviço da comunidade, e dos estudantes em particular, é um lugar muito exigente e que dá muito trabalho”, acrescentou. Ao sublinhar a independência face a outros órgãos de governo da Universidade, Amílcar Falcão relembrou a necessidade de “uma atitude proativa e preventiva”, apelando aos estudantes para recorrer à Provedoria. “Para nós é importante pois permite-nos também ter o radar ativado, acumulando informação e criando-se evidências para atuar” quando necessário.

“Um papel de muita responsabilidade”, mas que tem no Conselho Geral da UC (CG/UC) “disposição e abertura para ouvir” sempre que necessário. Foi Joaquim Menezes, membro externo do CG/UC que conferiu posse à Provedora do Estudante, cuja nomeação teve lugar a 28 de abril, altura em que Cristina Vieira iniciou funções. Com as boas-vindas, Joaquim Menezes garantiu a disponibilidade do CG/UC “para facilitar a real exigência do cargo”.

A cerimónia de tomada de posse decorreu na Sala do Senado da UC a 17 de maio. Saiba mais aqui.

Conheça a Provedoria do Estudante da UC em https://www.uc.pt/provedor