Criar para Renovar, uma programação para assinalar os 250 anos da Reforma Pombalina na UC

O programa completo pode ser encontrado online em criarpararenovar.uc.pt

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
22 março, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Há 250 anos, com a Reforma Pombalina na Universidade de Coimbra (UC) foram criados o Museu da Ciência, o Jardim Botânico e a Imprensa. Na mesma altura, foram introduzidos os estudos científicos na área das ciências que levariam à criação da atual Faculdade de Ciências e Tecnologia. O programa das comemorações foi apresentado em conferência e inclui várias iniciativas, a realizar ao longo de 2022. O mote é "Criar para Renovar".

"A programação não é uma revisão ou visita memorialista ao passado", afirma o Vice-Reitor para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão. De acordo com o responsável, é que "a propósito de um momento histórico, um marco importante para a UC e para o País" se encontre "o que nos motiva para responder aos desafios" de hoje, no séc. XXI.

O programa, que se encontra aberto a propostas da comunidade, académica e não só, foi feito em colaboração com as várias entidades e está dividido em sete rubricas . Desde "emissões e projetos especiais, alguns disruptivos como o lançamento de NFTs com chancela da UC ou a reconstituição em 3D de edifícios pombalinos, alguns que foram projetados mas nunca concluídos", Delfim Leão garante que as comemorações são também "uma oportunidade para inaugurar e requalificar um conjunto de espaços".

Eventos e congressos internacionais, ações de disseminação e ciência cidadã, exposições e concertos estão também entre as propostas reveladas.

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque o seu navegador tem os cookies bloqueados.

Eis o que pode fazer:

Com mais de uma centena de volumes publicados por ano, a Imprensa da UC foi criada "para que a UC tivesse meios que lhe permitissem um grau de autonomia suficiente para produzir os seus livros", relembrou Alexandre Dias Pereira. De acordo com o diretor da IUC, a Imprensa "está preocupada com os próximos 250 anos" e o objetivo para o futuro passa por "melhorar e preservar o papel da IUC". Já Teresa Girão destacou a vontade de "renovar alguns dos espaços do Jardim Botânico e devolvê-los à fruição pública". A diretora do JBUC garante que se "pretende servir a todos, não apenas a comunidade académica".

O diretor do Museu da Ciência relembrou que este é "um grande museu nacional e deve ser reconhecido como tal". Para Paulo Trincão, é fundamental que "se perceba que o espólio que está à guarda da UC - que tudo tem feito para o manter nestes 250 anos - é nacional". Já João Fernandes revelou que se vai "aproveitar a oportunidade para relembrar o Observatório Geofísico e Astronómico e o seu edifício". O direitor do OGAUC quer, assim, "trazê-lo à memória" de todos.

A programação completa e todas as informações sobre as comemorações podem ser encontradas em https://criarpararenovar.uc.pt/

Partilhe