Cristina Vieira é a nova Provedora do Estudante da Universidade de Coimbra

A nomeação, pelo Conselho Geral da Universidade de Coimbra, produz efeitos a partir de hoje, 28 de abril. A cerimónia de tomada de posse vai ter lugar no dia 17 de maio, pelas 12 horas.

CR
Catarina Ribeiro
28 abril, 2023≈ 3 mins de leitura

© DR

Cristina Vieira, professora associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), é a nova Provedora do Estudante da Universidade de Coimbra (UC). A nomeação, pelo Conselho Geral da UC, produz efeitos a partir de hoje, 28 de abril. A cerimónia de tomada de posse vai ter lugar no dia 17 de maio, pelas 12 horas.

Cristina Vieira é licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC e doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de Psicologia da Educação, também pela FPCEUC, onde exerce funções de docência desde 1992. Os seus principais interesses de investigação têm-se centrado em torno das questões de género, cidadania e educação ao longo do ciclo de vida, com principal incidência em contextos como a família e a escola. Tem colaborado com entidades como a Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, o Conselho Nacional de Educação ou a Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres. A nova Provedora do Estudante sucede no cargo a Paulo Peixoto, atual Pró-Reitor da UC para a Inovação Pedagógica, com os pelouros da inovação pedagógica, políticas inclusivas, voluntariado e Repúblicas.

“A nova Provedora do Estudante da Universidade de Coimbra tem um percurso académico e atividade de investigação em linha com a missão de defesa e promoção dos direitos e interesses legítimos dos estudantes que a partir de hoje assume. O trabalho que tem desenvolvido em áreas como as questões de género, a cidadania ou a educação muito contribuirá para o desafio de apoiar e acompanhar os nossos estudantes», refere o Reitor da UC, Amílcar Falcão.

O Provedor do Estudante é designado pelo Conselho Geral - sob proposta do Reitor, depois de ouvidos o Senado e a Associação Académica de Coimbra - para um mandato de 3 anos. A sua missão passa pela defesa e promoção dos direitos e interesses legítimos dos estudantes, através da apreciação das petições ou queixas que lhe sejam submetidas pelos estudantes da instituição e da proposta de medidas que considere adequadas para o efeito.