Cupertinos vencem na categoria Melhor Álbum Música Clássica/Erudita dos Prémios Play

A distinção surge no âmbito do segundo álbum do grupo Cupertinos, “Duarte Lobo: Masses, Responsories & Motets”.

13 julho, 2021≈ 4 mins de leitura

Os Prémios Play – Prémios da Música Portuguesa distinguiram o segundo álbum do grupo Cupertinos, “Duarte Lobo: Masses, Responsories & Motets” (“Missas, Responsórios e Motetes”), com o prémio de Melhor Álbum Música Clássica/Erudita.

O grupo Cupertinos encontra-se sediado na Fundação Cupertino de Miranda, Vila Nova de Famalicão, parceira do projeto de investigação Mundos e Fundos / Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra há vários anos. O maestro Luís Toscano é doutorando de Estudos Artísticos da Faculdade de Letras da UC e a orientação científica do grupo está sob a responsabilidade de José Abreu, docente convidado e investigador da UC.

No momento da subida ao palco para receber o galardão, Pedro Álvares Ribeiro, Presidente da Fundação Cupertino de Miranda, fez um agradecimento público aos parceiros, nomeadamente à Universidade de Coimbra, salientando o facto de possuir “um dos maiores espólios de música clássica”.

De notar, que o segundo álbum dos Cupertinos é também uma expressão do trabalho realizado no âmbito do Projeto Mundos e Fundos do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da UC, que faz o estudo e divulgação de fontes musicais portuguesas (sob o ponto de vista filológico, editorial e interpretativo), trazendo ao conhecimento do público alguns dos mais preciosos manuscritos de música antiga conservados na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Parte das músicas de “Duarte Lobo: Masses, Responsories & Motets” (que se julgavam desaparecidas) foram recuperadas no âmbito do trabalho de investigação do professor José Abreu.

A cerimónia de entrega dos Prémios Play decorreu na passada quinta-feira, dia 8 de julho. Os Play visam premiar as músicas e os artistas que mais se destacaram na Música Portuguesa anualmente, contribuindo para elevar e promover a música nacional enquanto parte do Património Cultural (mais informações aqui).

Mais informações sobre o grupo Cupertinos aqui.

Milene Santos