Curso de Ensino a Distância sobre Urbanização e Saúde sustentáveis conta com investigadores da UC

27 julho, 2021≈ 3 mins de leitura

© UC | François Fernandes

Investigadores do CEGOT / Universidade de Coimbra (FLUC, UC_D) participaram no desenvolvimento de um novo MOOC (Massive Open Online Course)/curso de Ensino a Distância sobre “Urbanisation and Health – Promoting Sustainable Solutions” (Urbanização e Saúde – Promoção de Soluções Sustentáveis). O curso, já disponível na plataforma Coursera, foi desenvolvido numa parceria entre a Universidade de Copenhaga, Universidade Politécnica de Madrid e a Universidade de Coimbra, com o apoio do programa europeu EIT Health.

Mais de metade da população mundial vive atualmente em cidades. A percentagem era de apenas cerca de 5% no século XVIII. Esta rápida urbanização provocou o aparecimento de infra-estruturas inadequadas, inactividade física, gentrificação (especulação imobiliária em zonas históricas e privilegiadas da cidade), poluição atmosférica e um número crescente de habitantes em bairros degradados. Todos estes factores põem em causa a saúde e o bem-estar das pessoas que vivem nas cidades.

No curso, os alunos aprenderão sobre os principais condicionantes da saúde urbana, incluindo demografia, alterações climáticas, poluição atmosférica, ruído, sistemas de transporte, espaços públicos como parques e jardins, bem como sobre políticas e investimentos que afectam o sentido de comunidade e segurança pública. Os estudantes vão ter uma visão histórica das principais tendências do planeamento urbano, conhecendo uma série de intervenientes que lhes darão exemplos de métodos inovadores e abordagens centradas nas pessoas, de modo a criar soluções sustentáveis. No final do curso, os participantes terão uma série de recursos para os inspirar a ajudar a sensibilizar outros para o tema e a agir em torno de uma ideia ou solução sustentável no campo da urbanização e saúde.

Do lado da UC, participaram investigadores do CEGOT / UC (FLUC – Miguel Padeiro, Ângela Freitas, Paula Santana), com o apoio da equipa do Ensino à Distância (Sílvia Nolan, André Jerónimo, André Costa e Silva).

Inscrição no curso e mais informações disponíveis aqui.

Milene Santos
Tradução: Diana Taborda